PRORROGOU?! Como atingir os melhores resultados nesta Cyber Monday

PRORROGOU?! Como atingir os melhores resultados nesta Cyber Monday


A Cyber Monday é a primeira segunda-feira após a Black Friday, onde o varejo online realiza promoções, com ênfase em produtos das áreas de informática e eletrônicos, mas isso não quer dizer que você possa aproveitar a data para alguns dos seus produtos também. É hora de pensar estrategicamente e participar desta ação, que faz parte de uma temporada de vendas. Por isso, separamos algumas dicas para você atingir seus melhores resultados. 


A segunda-feira cibernética surgiu em 2005, nos Estados Unidos, como uma forma de identificar a 1ª segunda-feira após o Dia de Ação de Graças, que é comemorado na 4ª quinta-feira de novembro. Seu grande diferencial é que ela acontece exclusivamente online.


Expectativas Cyber Monday em 2020


Neste ano, a Cyber Monday acontece no último dia do mês, 30 de novembro. As expectativas para a data no Brasil são bem altas, uma vez que seu faturamento em 2019 foi de R$412 milhões, alta de 11% sobre 2018, que foi de R$372 milhões. Os dados também apontam um avanço de 28% no volume de pedidos da Cyber Monday 2019 (966 mil) na comparação com o mesmo dia de 2018 (752 mil), segundo dados da Ebit-Nielsen.


É hora de pensar estrategicamente


A Cyber Monday é uma ótima oportunidade de vender aqueles produtos que ainda sobraram da Black Friday, pois a intenção de compra de alguns clientes, principalmente aqueles que estão atrás de um celular, computador, câmeras fotográficas e eletrônicos do tipo, continua alta.


Mas não se preocupe, se você não vende produtos eletrônicos, ainda pode participar da promoção. Durante os anos, a CM passou a abranger outras categorias, como vestuário, casa e acessórios. Porém, se preferir, é possível nomear sua promoção de outra forma, como “Prorrogou Black Friday” ou “Saldão Black Friday”. O importante é aproveitar essa intenção de compra, e continuar divulgando. 


Algumas lojas costumam oferecer promoções durante toda a semana, e a campanha acaba virando a “Cyber Week”. Isso tudo possibilita que os consumidores possam aproveitar ainda mais essa onda de descontos e garantir as compras de fim de ano. A próxima grande promoção fica a cargo do Natal, que já deve acontecer logo após esta segunda-feira, nos primeiros dias de dezembro. De todo modo, é preciso planejar-se e traçar as melhores estratégias possíveis. Confira algumas abaixo!


5 dicas de como atingir os melhores resultados nesta Cyber Monday


1. Saiba quando começar a divulgar


Em meio a tantos estímulos e informações de descontos, comunicar que o seu e-commerce oferece na Cyber Monday apenas no dia da promoção, não será suficiente. É preciso iniciar a divulgação no período em que os usuários começam a pesquisar por ela.


Assim, é de extrema importância entender qual é o seu público para esta data e em qual momento começam a procurar mais por termos relacionados a Cyber Monday no Google. 


De acordo com dados do Google Trends, as buscas por “Cyber Monday” no Brasil em 2019 começam a aumentar a partir do dia 17 de novembro, intensificam-se de 24 a 30 do mesmo mês, com pico na própria data.



2. Planeje sua estratégia de SEO 


Planejar SEO para Cyber Monday deve ser a primeira estratégia a ser feita antes mesmo de qualquer coisa do marketing digital. Isso, por conta do tempo que leva para os buscadores do Google fazerem a indexação e rankeamento das páginas.


Deve-se seguir um checklist de SEO. Separamos algumas das ações mais importantes:



  1. Fazer pesquisa de palavras-chaves mais buscadas pelo consumidor

  2. Criar landing page

  3. Definir produtos em oferta

  4. Otimizar Title com o termo

  5. Otimizar Meta description com o termo e call to action

  6. Criar conteúdos relevantes com termos (descrição de produtos/blog)

  7. Compartilhar landing page e conteúdos nas redes sociais

  8. Enviar sitemap atualizado no Search Console


Confira o checklist completo aqui!


3. Prepare a sua mídia online


É fundamental criar um calendário de campanhas para que a criação seja feita sempre de forma antecipada, somando os esforços em todas as mídias (e-mail marketing, busca paga, banners, mídias sociais, etc).


Com as artes prontas, criar os anúncios de mídia com antecedência e deixar pausado as campanhas da Cyber Monday para no dia apenas liberar e otimizar. Além disso, atualizar o feed com estoque mínimo para sempre deixar o estoque atualizado no site. Atualizar o feed do Google Shopping e programar para atualizar o feed mais vezes nessa época do ano. Isto para não mostrar produtos sem estoque nos anúncios e causar um descontentamento do consumidor.


4. Entre nos marketplaces


Se tem alguém que sabe lucrar bem na Cyber Monday, este alguém são os principais vendedores da internet: que em boa parte são marketplaces. Americanas, Submarino, Ponto Frio, MercadoLivre, Walmart, entre outros que permitem a sua entrada por lá. Garanta sua entrada do mix completo desde a Black Friday, e crie sinergia com os consultores de vendas para explorar ao máximo as ofertas e campanhas do pós.


Participe também das promoções e estimule o relacionamento com seus marketplaces para que suas ofertas principais sejam destacadas nesses canais. É possível entrar nos marketplaces até 30 dias antes da Black Friday. Então corra!


5. Prepare-se para a ressaca no começo de 2021


Vender nesta época é “fácil”! Janeiro e fevereiro, dado especialmente aos salários diminuídos e o consumo no período de férias, geralmente são os piores meses do ano. Faça sucesso na sua Temporada de Black Friday, Cyber Monday e Natal para que seja atrativo durante esses dois meses e consiga trabalhar com bons atrativos também.


Além disso, trabalhe o relacionamento com os novos clientes. Lembre-se da importância em ter clientes recorrentes em momentos como esse. Portanto, aproveite a visibilidade e os novos clientes para construir um relacionamento durante os próximos meses para agregá-los nas vendas de 2021.


E então, ficou com alguma dúvida ou quer entender mais sobre? Conheça mais sobre nossos serviços de estratégia para e-commerce ou entre em contato conosco!


Fontes: Ebit, Ecommerce na Prática e Magos Digitais.


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Caroline Bonamente
Por Caroline Bonamente
Analista de Marketing

Publicitária, graduada pela UNIVALI e com mais de 5 anos de experiência na área de criação e conteúdo, atuo com inbound marketing para os clientes Híbrido, Arpina e demacode_.

 

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