Como as datas comemorativas podem alavancar as vendas do seu ecommerce?

Como as datas comemorativas podem alavancar as vendas do seu ecommerce?

Que as datas comemorativas são estratégias chave para alavancar as vendas online, nós já sabemos. Mas você sabe como se planejar para explorar ao máximo essas datas?


Pensando nisso, a Arpina, empresa especializada em marketing digital, separou especialmente para nós dicas simples sobre o que fazer nas principais datas comemorativas de 2019. Assim, você pode se programar e fazer seu ecommerce vender ainda mais durante o ano todo. 


O planejamento é essencial. A partir dele, é possível identificar as oportunidades de negócios, assim como estabelecer as promoções e condições para seus consumidores nas datas comemorativas. Vamos lá?


Datas Comemorativas Tradicionais


Carnaval (05 de Março de 2019)


O carnaval é uma das primeiras datas comemorativas que temos para explorar, trabalhando com uma temática colorida e animada remetendo a Folia de Ofertas - isso demonstra que a empresa está oferecendo descontos para os seus consumidores. Lojas que trabalham com vendas de fantasias, e acessórios para carnaval possuem um grande diferencial nesta data!


Páscoa (21 de Abril de 2019)


Em seguida vem a Páscoa, excelente data para comércios físicos, afinal chocolate é o forte para essa data. Mas, no meio online, empresas que trabalham com pacotes de viagens e turismo podem se dar muito bem oferecendo promoções, descontos específicos, por se tratar de um feriado os consumidores adoram!


Dia das Mães (12 de Maio de 2019) e dos Pais (11 de Agosto de 2019)


Dia das Mães (comemora-se no segundo domingo de maio) e Dia dos Pais (comemora-se no segundo domingo de agosto) - são datas super importantes que podem ser exploradas tanto para o lado comercial, promovendo os produtos, ou até mesmo no emocional, pois qualquer presente se torna especial nessa data. Uma dica: trabalhe com conteúdos interativos nas redes sociais, isso faz com que o público engaje com a marca.


Dia dos Namorados (12 de Junho de 2019)


O Dia dos Namorados também é uma data forte para o comércio, com temas fofos e românticos as lojas conquistam os consumidores com produtos adequados para a ocasião, ahhhh 😍. Nós já falamos sobre isso! Loja de acessórios, perfumarias, calçados, livrarias e eletrônicos possuem vantagens nesta data, pois são itens que toda pessoa gosta de ganhar!


Dia das Crianças (12 de Outubro de 2019)


Sem deixar a criançada de fora, o Dia das Crianças vem quente. As lojas sabem muito bem como aproveitar as oportunidades desta data, afinal, não tem como negar um presente para uma criança né? Por isso, invista em uma comunicação alegre e divertida. As mamães adoram um desconto. Isso é uma excelente estratégia, utilize! Se você tem loja física, invista em uma ação para as crianças na própria loja, oferecendo um dia diferente, isso faz com que a criança fique entretida e a mãe compre o presente tranquila. Confira outras dicas!


Natal (25 de Dezembro de 2019)


Já no último mês do ano, temos o Natal, época de presentear os amigos, familiares e claro garantir aquele presente de amigo secreto, não é mesmo? Por isso, utilize o apelo emocional e o comercial, pois essa data pede! Veja aqui como preparar seu ecommerce para o natal.


Essas datas são as principais, porém existem inúmeras datas que podem ser exploradas, principalmente no e-commerce, como feriados prolongados, troca estações, entre outras que vamos citar abaixo.


Lembre-se, todas as datas exigem organização e dedicação, sem isso não será possível obter resultados, por isso é importante que a equipe de marketing esteja sempre bem alinhada.


Datas importantes para o E-commerce


Dia do Consumidor (15 de Março de 2019)


O Dia do Consumidor é uma data bastante explorada pelo e-commerce e vem crescendo cada vez mais. Você também pode aproveitar esta oportunidade oferecendo descontos exclusivos para sua base de clientes, ou quem sabe propor uma ação de Frete Grátis. O Dia do Consumidor se comemora no dia 15, porém, uma sugestão é trabalhar a semana do Consumidor, assim os clientes terão mais tempo para aproveitar as condições especiais.


Frete Grátis (28 de Abril de 2019)


Sabemos que o frete é um dos fatores decisivos na finalização da compra, por isso aproveite esta data. Intensifique a divulgação no conteúdo, dispare e-mails marketing para a sua base e aumente o investimento em mídia online. Isso aumenta as chances de levar usuários no site e, consequentemente, gerar vendas. A comunicação deve ser agressiva, causando senso de urgência, afinal, é uma data importante e os consumidores adoram uma promoção de frete!


Dia Nacional do Amigo (18 de Abril de 2019) e Dia Internacional da Amizade (20 de Julho de 2019)


Ter amigos é muito bom, e poder comemorar com eles é melhor ainda. No calendário, temos dois dias para aproveitar essa temática. São datas que remetem a união e amizade, então você lojista pode usar isso ao seu favor. Crie conteúdos interativos e que chamem a atenção, do tipo: “marque o seu amigo e ganhe 15% de desconto”. Ou até mesmo “na compra de um produto ganhe outro para presentear o seu amigo”. Mas para essa dinâmica funcionar é necessário muita dedicação e organização da equipe de marketing.


Dia do Cliente (15 de Setembro de 2019)


O Dia do Cliente é uma excelente data para tornar o cliente feliz e especial, por isso invista em estratégias de cupons de descontos ou em brindes. Isso fideliza o cliente!


Halloween (31 de Outubro de 2019)


O Halloween é uma data que vem ganhando forças no e-commerce. Por ser comemorado no último dia do mês, você pode deixar uma seleção de produtos para aplicar um desconto mais agressivo, somente no dia 31. Você pode, ainda, aproveitar a temática para aplicar em campanhas, algo como: “Último dia do mês com Ofertas de arrepiar 👻”.


Black Friday (29 de Novembro de 2019)


A Black Friday hoje é a principal data do comércio eletrônico, essa data requer uma atenção especial e exige muito planejamento. Esse planejamento pode ser dividido em três etapas: Pré, durante e pós Black Friday - cada etapa têm sua importância. Nesta data você pode aproveitar para liquidar os produtos que estão parados no estoque, mas cuidado para não cair na famosa Black “fraude” proponha descontos atrativos e reais. Confira aqui nossa série de vídeos para te ajudar com o planejamento da Black Friday.


É importante ter uma comunicação visual apta para a data, destacando todas as condições especiais, os produtos ofertados e principalmente os descontos. Lembrando que a concorrência neste dia é muito alta, por isso aumente o seu investimento em mídia online e saia na frente.  


Cyber Monday (02 de Dezembro de 2019)


A Cyber Monday ocorre na segunda feira pós Black Friday. Nesta data, você pode iniciar as campanhas de Natal, já dando um spoiler dos descontos que virão, além de aproveitar para ofertar os produtos que sobraram da Black Friday.


Para que tudo saia como planejado é necessário que você se organize com antecedência, alinhe o estoque, faça todas as atualizações em seu site, defina a política de descontos e condições especiais de frete. Ah, não se esqueça do visual da loja. Isso é tão importante quanto o desconto oferecido. A identidade das campanhas é algo que precisa ser alegre, convidativa. Destaque todas as condições especiais nos banners e nos conteúdos das redes sociais, faça anúncios nas principais plataformas, como Google Ads, Facebook e Instagram Ads, sempre instigando os clientes a acessar o site. Programe-se!


Se você ainda não baixou, faça o download agora do nosso Calendário de Datas Sazonais e Comemorativas! Basta clicar no banner:


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Ludimila Cruz
Por Ludimila Cruz
Account Manager - Arpina

Estudante de Comunicação Social. Trabalha com planejamento e estratégias para clientes cujo foco é vender através da internet, ecommerce, na Arpina. Além disso, seu foco está no atendimento direto ao cliente, auxiliando nos desafios diários da sua operação.

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