Como alinhar o seu ecommerce da melhor forma para o natal

Olá pessoal, tudo bem?

Chegamos na terceira semana de Novembro e começamos a passar pelo que chamamos de 45 dias pré Natal, para o ecommerce é agora que as vendas começam a se aquecer na espera pelo bom velhinho, que esperamos que neste ano venha cheio de boas energias e vendas para nossas lojas.

Neste período as lojas online devem iniciar a criar no cliente a vontade de comprar para o Natal, seja para decorar ou para presentear. No ambiente online as vendas começam antes, pois temos o fator logístico que acaba afastando alguns clientes por acharem que algumas compras não chegarão em tempo de presentear, desta forma é a hora de iniciar a divulgar o Natal em sua loja.

Mas como fazer isso em um mês onde tudo que ouvimos falar é a Black Friday? Pois bem, vamos usar das mesmas táticas que estamos usando na Black Friday e ainda vamos usar muito o sucesso de vendas no dia 25 de Novembro para ajudar no nosso Natal.

A expectativa para o ecommerce no período que antecedeu o dia 25 de dezembro em 2015 (de 15/11 a 24/12) foram superadas – eram esperados crescimento nominal de 22% e faturamento de R$ 7,2 bilhões. As três categorias que mais venderam foram, de acordo com o levantamento: Eletrodomésticos, Moda e Acessórios e Telefonia e Celulares.

A quantidade de pedidos chegou a 17,6 milhões, um aumento de 16% em comparação ao mesmo período de 2014, assim como o tíquete médio, que foi de R$ 420,08, um crescimento de 8,4%. No total, 9,3 milhões de consumidores se conectaram para ir às compras pela Internet, 17,2% a mais  que em 2014

Para este ano como vimos anteriormente aqui no Blog a expectativa é de o faturamento chegar a 7,4 billhões.

Então vamos ver algumas dicas do nosso time para preparar sua loja para estes 45 dias de muita venda que vem pela frente:

Usabilidade

  • Tenha sugestões baseadas em idades, gêneros, interesses e faixas de preço, para facilitar a escolha do presente;
  • Invoque o espírito natalino em seus banners e criações, é um período que o apelo emocional conta muito, faça estes banners e link para categorias de Natal;
  • Também, prepare uma categoria especial de Natal, levando para lá as principais dicas de presentes e ofertas de sua loja;
  • Planeje dicas de presentes por faixas de preço, isso facilita a busca de amigos secretos (amigo invisível, imaginário, oculto, ou como seus amigos chamarem).

SEO e Conteúdo

  • Crie conteúdos com dicas de presentes para cada tipo de pessoa;
  • Criar ideias de presentes para amigos secretos.

Benefícios e diferenciais

  • Se já não realiza, estude a possibilidade oferecer frete grátis ou entrega super-rápida pelo menos por um período promocional ou para os principais produtos da loja;
  • Procure aumentar ao máximo as opções de pagamento, com desconto para pagamento em boleto;
  • Destaque a facilidade de parcelamento sem juros;
  • Se possível adote uma causa social, destine parte das vendas para alguma instituição ou programa voluntário, lembre se é natal as pessoas estão com este espírito e nós devemos usá-lo não só para vender, mas também para fazer o bem =D

Promoção e marketing

  • Desenvolva promoções para o período, com ofertas específicas;
  • Atualize os banners da loja com a promoções e com o incentivo a compra de Natal;
  • Aproveite a Black Friday para captar e-mails dos visitantes e depois faça campanhas de natal;
  • Além dos banners, crie vídeos para destacar as promoções;
  • Tenha Cartões Presentes, muitas vezes as pessoas não sabem o que presentear, e um cartão presente de uma loja qual o presenteado se identifica pode ser uma ótima alternativa.

Lembrem sempre pessoal, o espírito natalino chegou e ele ajuda muito a envolver os clientes com a nossa loja, tenha isso sempre em mente, e faça do Natal uma data super positiva para seu faturamento e para toda sua loja, envolva as pessoas no espírito não pensando apenas na venda, mas em tudo que ele pode envolver.

Boas vendas e um Bom Natal desde já.

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A Híbrido está com a Havan desde a escolha pelo Magento Cloud como nova solução para ecommerce em 2019. Nesses anos, estamos evoluindo sempre as soluções que o online traz para os clientes da Rede, resultando em crescimento constante da operação.

A Híbrido está com a Havan desde a escolha pelo Magento Cloud como nova solução para ecommerce em 2019. Nesses anos, estamos evoluindo sempre as soluções que o online traz para os clientes da Rede, resultando em crescimento constante da operação.

Éder Varela

Gerente de e-commerce na Havan

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