BI: Como a inteligência de negócios pode melhorar os seus resultados?

BI é a sigla para Business Intelligence, essa estratégia é focada para tomar decisões inteligentes diante da coletar dados, organização, exploração e monitoramento dos mesmos. É a partir dela que tomamos as decisões mais assertivas para cada negócio e analisamos se os investimentos estão trazendo bons resultados. 

Afinal, como usar o BI para melhorar os resultados da minha empresa? Continue lendo nosso post blog para os melhores insights. 

Business Intelligence e o seu principal objetivo

O principal objetivo é analisar dados, por conta disso é fundamental ter a visão analítica aflorada para aproveitar as melhores oportunidades. 

Muitas empresas em expansão avaliam o Business Intelligence como uma forma de manter-se em vantagem perante a mercados desafiadores e saturados. Um exemplo disso, é o crescimento do e-commerce. A margem para 2020 já era alta, porém com a pandemia isso aumentou de uma maneira considerável. Segundo o Portal E-commerce Brasil, o aumento foi de 81% em abril e fatura R$ 9,4 bilhões. A previsão é que nos próximos meses esse número aumente ainda mais, muito por conta da Black Friday se aproximando (27 de novembro). 

Enquanto muitas empresas desperdiçam investimentos com processo falhos, o BI é especialista em destacar oportunidades. Quando analisamos pela perspectiva do consumidor,  falta afinidade e proximidade, os produtos não conectam sozinhos. É necessário ‘conversar’ com os futuros consumidores da sua marca, e é nesse momento que o BI entra em ação. Com ele é possível observar os números, criar estratégias personalizadas e processos eficazes.  

Por quê o seu negócio precisa de um BI?

Abaixo listamos os principais tópicos para você implantar ainda hoje o BI no processo do seu time. 

  • Gerenciamento e otimização de informações

Se tem uma coisa que a sua empresa precisa ter sempre no radar são os KPIs. Porém não basta entender apenas de métricas, é importante analisar esses números e extrair oportunidades. É nesse momento que o BI entra em ação e auxiliar na tomada de decisão para estratégicas relevantes. 

  • Diagnóstico de falhas e prevenção de riscos

Quando analisamos as falhas o quanto antes, é mais simples para ajustar e precaver os futuros riscos. A função do BI é justamente alertar esses deslizes e pensar em soluções o mais rápido possível. 

  • Identificação de oportunidades

Partindo o mesmo princípio das falhas, quanto mais o BI ficar imerso no processo, mais rápido ele consegue extrair oportunidades para alavancar o seu negócio. 

  • Reconhecimento do mercado

Para ser referência no mercado, você precisa conhecer os seus concorrentes, analisar as ameaças e atualizar-se das tendências. O BI contribui com a visão panorâmica do mercado e auxilia nas demais informações para tornar sua empresa sempre à frente da concorrência.  

Contudo, já adiantamos que não basta escolher a melhor ferramenta e o profissional mais capacitado. É necessário ser uma junção das duas coisas para alcançar o objetivo esperado. Se você ainda está pensando se a função do Business Intelligence é importante para o seu negócio, nós frisamos que sim. Essa é mais uma das profissões do futuro e merece implementada o quanto antes. 

Esperamos que esse texto tenha ajudado com informações úteis e insights para sua empresa. Acompanhe nosso blog para outros temas relevantes sobre o digital, você também pode cadastrar-se na nossa newsletter clicando no formulário abaixo.

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter

Acompanhe nossos insights e notícias do
mercado de ecommerce.

Acompanhe nossos insights e notícias do mercado de ecommerce.

Enviado com sucesso!