Listamos 9 boas práticas para você começar sua Loja Virtual com sucesso

Hoje, criar uma loja virtual parece um processo simples. Existem no mercado diversas plataformas e sites que induzem as pessoas a expandir o seu ramo de negócio para o universo online.

Mas como fazer isso de forma correta?

Antes de tudo, é necessário ter noção do seu ramo de marcado, pesquisas, análises de futuros concorrentes, inspiração em marcas já conceituadas no ramo online, e entre outros quesitos que farão com que você entenda melhor como conceituar sua marca nova no mercado online.

Definido o seu ramo de mercado, com nome e identidade visual, partimos para a parte da mensagem que a sua marca quer transmitir. Ou seja, a função da sua marca, seu diferencial e a forma como ela irá se relacionar com o seu público. É crucial a definição do seu posicionamento, e também a orientação, como oferta (preço), diferenciais/variedade (produto) e mercado (elo emocional).

Após a marca criada e o ramo de mercado definido, chega a parte da criação da sua loja online. Inicialmente, vamos focar nas boas práticas do comércio online na construção da página inicial (Home Page), e também na sua página de produto.

1 – Página Inicial

Esta será a cara da sua loja online. Praticamente todos os possíveis clientes que acessarem a sua loja online, entrarão primeiro na sua página inicial, para depois navegarem entre categorias e produtos. Portanto, ela precisa ser clara e simples.

Tendo em vista que hoje a média de rejeição no comércio online é de 35%, alguns conceitos básicos são primordiais e decisivos em sua página inicial.

Se pensarmos na experiência do consumidor em uma loja online, a construção da arquitetura das suas categorias é essencial e deve ser muito bem pensada. Produtos relacionados por ordem de relevância nas categorias e subcategorias, faz com que o consumidor se localize facilmente e busque o que ele precisa na loja.

2 – Busca

A busca do usuário também é muito importante na página inicial. Ter um campo para pesquisa, com uma chamada, “o que você procura?” faz com que o cliente busque e consequentemente ache o produto que ele está procurando. Diferente das lojas físicas, em que os consumidores entram e compra o que tem, nas lojas online, os consumidores acessam e compram o que querem.

3 – Banners

A criação de banner, como fullbanner, banner tarja, mini banners e banner de categorias, todos com call to action, diminuem a taxa de rejeição e fazem com que intuitivamente a pessoa clique e navegue na sua loja. O processo criativo dos banners está muito ligado com a definição do posicionamento e orientação a sua marca. Veja mais em como criar banner incríveis neste artigo.

Dependendo do seu ramo, pode ser benéfico que seja exibido, em conjunto aos banners, as marcas que estão disponíveis no seu catálogo de produtos.  Isso ajuda a trazer mais credibilidade ao cliente que acessou a sua loja pela primeira vez.

Na estrutura da sua página inicial, é interessante também que sejam exibidos alguns dos seus principais produtos, podendo estar divididos em destaques, lançamentos, mais vendidos, ou também produto das principais categorias. Assim, o consumidor que acessou a sua página inicial, já consegue ter uma visão geral dos produtos oferecidos na sua loja, como também os preços, parcelas e descontos.

4 – Contato

Outro detalhe muito importante na sua página inicial, são as suas informações de contato, podendo ser: telefone, e-mail, whatsapp ou Skype. Normalmente, são posicionados no topo e no rodapé da sua página inicial. É importante também sempre deixar exposto as suas redes sociais, essas com links interativos e criativos.

Um campo para cadastro de e-mail de newsletter, para o cliente poder receber por e-mail: descontos, novidades, lançamentos e ofertas também é muito interessante apresentar na página inicial, tanto no topo como no rodapé do seu layout.

Na página inicial também é crucial que seja exibido informações sobre a sua marca, normalmente uma breve descrição sobre a história ou sua criação.  Boa parte das pessoas que vão acessar a sua loja serão novos, assim, essas informações sobre a marca, podem ajudar a criar um elo e uma credibilidade maior sobre a sua loja.

5 – Pagamento

No rodapé é superinteressante que sejam exibidos os selos de segurança da sua loja online, como, o certificado SSL, site Blindado ou E-bit. Estes selos transmite ao cliente a segurança em comprar na sua loja online.  Veja aqui um artigo falando mais sobre a importância do certificado SSL na sua loja online.

Ainda no rodapé da sua página inicial, é fundamental que sejam presentes os meios de pagamento oferecidos pela sua loja online, como: as bandeiras dos cartões de crédito, boleto, deposito bancário ou talvez pagamento na entrega.  Essas informações iniciais ajudam o cliente a posicionar em conseguir realizar a compra na sua loja online.

Página de Produto

A página de produto tem que ser muito bem estruturada e pensada para facilitar a experiência dos consumidos em escolher os modelos, tamanhos, atributos e cores do seu produto. É recomendável que seja também intuitiva, para convencer o consumidor a clicar e adicionar o produto ao seu carrinho, e assim, posteriormente, finalizar a sua compra.

6 – Layout

O layout da página do produto, é composto basicamente por: título do produto, descrição, preço, estoque, botão comprar, frete, imagem, recomendações e avaliações.

7 – Descrição

O título do produto precisa ser direto e o mais resumido possível. Uma prática muito utilizada no cadastro é a seguinte ordem: Nome do Produto + Marca + Tipo + Cor.

Exemplo: Boné Billabong Trucker Liso Preto.

Também é importante que cada produto tenha seu título. Ele precisa ser exclusivo, para que quando o cliente estiver navegando, entre a listra de produtos e ele entenda a diferença entre eles.

A descrição de um produto, deve seguir a mesma linha do seu título, só que agora com muito mais detalhes tanto técnicos e exclusivos, que façam com o cliente se sinta interessado a comprar os produtos.

É importante que a descrição contenha os pontos: Informar os principais atributos do produto, as vantagens em que o cliente pode ter em adquirir esse produto, os cuidados especiais do produto, as informações de tamanho e/ou configurações do produto, descrever os acessórios e/ou materiais que fazem parte dos produtos, descrever a inspiração da coleção e incluir alguma informação sobre a marca/empresa.

O título e a sua descrição, são primordiais na otimização dos mecanismos de busca, tanto da sua loja online, como do seu produto, assim, vale muito dedicar um tempo a criação e elaboração de cada um.

O preço do produto precisa ser muito bem visível, normalmente com uma cor ou fonte diferente de todas as outras da página do produto. Dependendo do posicionamento da sua marca, você pode dar mais destaque para o pagamento à vista ou no parcelamento do preço.

É interessante dar destaque para os descontos aplicados sobre o preço original do produto. Promoções como “de – para” ou “X% à vista” precisam estar claras para não confundir o cliente na tomada de decisão de compra.  É interessante que o seu posicionamento seja próximo ao botão “comprar”, para que o cliente siga e adicione o produto ao carrinho.

A disponibilidade do estoque dos produtos está muito ligada aos tipos de variações e modelos que a sua loja tem. É importante sempre ter um controle sobre seus produtos e atualizar diariamente a sua loja.

8 – Botão COMPRAR

O botão comprar, precisa estar sempre em destaque, como o preço, que também precisa ser chamativo, tanto a fonte, como a sua cor. É interessante que o botão tenha uma chamada apelativa, como: “comprar agora”, “clique para comprar” ou “adicionar ao carrinho”.

Quando algum produto estiver sem estoque, troque o botão “comprar” por “avisar-me”, ou um campo para adicionar o e-mail e ser avisado quando o produto estiver disponível.

Ao lado do botão comprar ou abaixo dos atributos do produto, é importante que seja colocado o campo de preenchimento do CEP para cálculo do frete, fator decisivo do cliente na hora da decisão da compra do produto. Neste campo é importante que fique claro os preços por cada forma de entrega, como também os seus respectivos prazos.

9 – Imagens

Este é o fator chave do produto da sua loja online, é praticamente o único “contato” que o cliente tem com o seu produto antes de realizar a compra. então, é importantíssimo que as imagens dos seus produtos sejam muito bem trabalhadas e claras. Temos um ebook exclusivo que ensina como fazer ótimas fotos de produto.

As avaliações feitas por outros clientes são muito benéficas de se ter na página dos produtos. Isso ajuda a dar mais credibilidade e confiança para futuros clientes.

Seguindo as boas práticas

No mundo do e-commerce hoje, como em qualquer outro não existe fórmula para o sucesso. Mas a certeza de que com trabalho e estudo a coisa pode dar certo. Essas dicas e boas práticas se adaptarão durante todo o processo de desenvolvimento da sua loja. As dicas também valem para integração em Marketplaces, visto que boa parte deles seguem destas mesmas boas práticas. Boas vendas!

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A Híbrido está com a Havan desde a escolha pelo Magento Cloud como nova solução para ecommerce em 2019. Nesses anos, estamos evoluindo sempre as soluções que o online traz para os clientes da Rede, resultando em crescimento constante da operação.

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Éder Varela

Gerente de e-commerce na Havan

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