A terceira idade na internet e a oportunidade de amadurecimento do e-commerce

A terceira idade na internet e a oportunidade de amadurecimento do e-commerce


Os idosos estão cada vez mais conectados e representam uma parcela importante no consumo no país. Entenda como seu e-commerce pode se preparar para receber melhor esse público.  


 


Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), idosos são as pessoas com 60 anos de idade ou mais. No Brasil, o grupo, chamado de terceira idade, soma cerca de 13% da população mundial e, segundo estimativa do IBGE, esse percentual deve dobrar nas próximas décadas, chegando a 25% em 2060.


Enquanto a expectativa de vida sobe, a taxa de natalidade cai, indicando que em breve seremos uma população mais idosa e madura.


As mudanças no cenário demográfico do país impactam diferentes aspectos da sociedade, entre eles, o consumo de bens e serviços. Hoje, a terceira idade movimenta 1,6 trilhões de reais, segundo o instituto Locomotiva.


Esse movimento, aliado ao crescimento do e-commerce no âmbito geral, abre oportunidades em um mercado desassistido, mas com potencial gigante para empresas de diversos setores.


 


Redefinindo a melhor idade


A verdade é que muitas pessoas associam o e-commerce à um público jovem e, quando se voltam aos idosos, os enxergam com lentes estereotipadas. Com a perspectiva de maior longevidade, a terceira idade representa uma nova fase de vida, composta de diversão, autocuidado, viagens e planejamentos de longo e médio prazo.


Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) constatou que cerca de 82% dos idosos utilizam a internet para se comunicar, se informar e comprar todo tipo de produto e serviço. Cada vez mais, este usuário está confiante ao utilizar a internet, se tornando íntimo de novas ferramentas e criando sua independência no ambiente virtual.


Contudo, existem especificidades na hora de se relacionar com a terceira idade na internet. O comportamento e as necessidades dessa faixa de idade são diferentes e merecem atenção particular. Então, como adequar seu e-commerce para vender para a terceira idade? Confira os principais pontos a explorar na sua loja.


 


Usabilidade


Os idosos, geralmente, não têm a mesma facilidade dos jovens em pesquisar as diferentes caraterísticas de um produto para definir a compra. Por isso, eles não costumam perder muito tempo pesquisando em diferentes sites e ferramentas.


Pensando nisso, quanto mais informação sobre o produto (como descrição técnica, dimensões, cores, materiais e disponibilidade) estiver concentrada no seu site, maior a probabilidade do usuário se sentir seguro e motivado a efetuar a compra.


Outra característica que corrobora com esse ponto é que boa parte desse público é guiada pela compra analógica, isto é, gosta de ver e tocar o produto antes de levá-lo para casa. Por isso, além das informações detalhadas, imagens em alta resolução e vídeos ensinando como utilizar, ou apresentando diferentes aplicações do produto, são bem-vindos.


A ideia é reduzir os cliques e encurtar a jornada de compra. Com isso em mente, o site deve ser limpo e direto, dispondo as informações completas, mas de forma objetiva, na mesma página. A identidade visual também desempenha um papel importante, uma vez que deve diferenciar sua loja virtual da concorrência.


Para tornar a experiência mais intuitiva e aumentar a conversão, após o cliente adicionar o produto, é interessante direcioná-lo para o carrinho, auxiliando no processo de checkout.


 


Conteúdo


Reforçando o fato que este não é um público que costuma pesquisar em diferentes páginas antes de definir a compra, seu site deve conter conteúdo autoral e relevante para reter a atenção do cliente e auxiliá-lo na tomada de decisão.


Os textos sobre temas relacionados devem ser claros e objetivos e vídeos demonstrativos e entrevistas com especialistas são estratégias que geram confiança e motivam a compra.


 


Comando por voz


Algumas vezes, a falta de familiaridade com os sistemas digitais, ou ainda com problemas de visão e demais dificuldades cognitivas podem criar barreiras para os idosos na internet.


Nestes casos, recursos de voz são mais interativos e fisicamente acessíveis. Os assistentes de voz do Google, da Amazon ou Apple permitem comandos de voz que auxiliam na hora de pesquisar e ao ler o conteúdo em voz alta, por exemplo.


Essas ferramentas têm a capacidade de aproximar e facilitar a experiência dos idosos no e-commerce.


 


Segurança


Este é um público que preza pela segurança, optando por lojas conhecidas ou que demonstrem seriedade através de protocolos e selos de segurança online - como o SSL - e que estejam listadas como confiáveis nos sistemas dos antivírus populares. 


Contudo, o fator mais relevante para superar a desconfiança está no atendimento. O que nos leva para o próximo ponto.


 


Atendimento além do online


Quando falamos de pessoas acima dos 60 anos, consideramos uma geração exigente e que precisa sentir que existe um humano do outro lado da tela. Assim, é indispensável fornecer atendimento próximo para qualquer dúvida que surgir.


Portanto, contar com telefone, chat online, e-mail e demais formas de sinalizar que você está disposto a ampará-lo em qualquer momento é um passo para fidelizá-lo.


Ao contrário do jovem, que deseja ter o mínimo de contato, o idoso quer que você o guie no processo de compra e esteja disponível para resolver seus problemas.


 


Novos produtos


Mais do que ajustar sua loja para uma experiência adequada e completa, expandir o leque de serviços e produtos pode ser uma alternativa para suprir as crescentes demandas e conquistar a confiança da terceira idade.


Em suma, para superar a desconfiança e receio dos idosos em comprar online, ofereça uma experiência simples e intuitiva, com assistência e dedicação.


Este é um público que se expande gradualmente e, à medida que adentra o ambiente virtual com novas práticas, representa um amadurecimento no setor do e-commerce, despertando a atenção de empresas de diversos ramos.


 


Aqui na Híbrido, contamos um time inteiro dedicado a facilitar a experiência dos seus usuários do seu e-commerce. Somos especialistas em contactar empresas e consumidores, impulsionando negócios através da tecnologia.


Entre em contato, vamos conversar sobre seu negócio digital! 


Fontes: IBGE; UOL; NSCTotal; Consumidor Moderno.

Achou isso interessante? Compartilhe

Por hibrido

COMENTÁRIOS

CERTIFICAÇÕES

E PRÊMIOS

CONECTE-SE

Vamos conversar SOBRE O SEU NEGÓCIO?

Quer ficar antenado no mundo do ecommerce?

Faça parte da nossa base de conhecimento.