Pós Black Friday: Como manter um relacionamento com a base de leads conquistada

Pós Black Friday: Como manter um relacionamento com a base de leads conquistada


Muitas estratégias e ações são elaboradas e pensadas para a grande Black Friday. Redes sociais, e-mail marketing, SMS, landing page para captação no período que antecede a data, promoções, cupons, entre outras.


Mas, depois das campanhas bem sucedidas e das metas batidas, o que fazer com os leads e clientes adquiridos na data? Acredite: essa é uma grande oportunidade para reter e fidelizar novos clientes.


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A retenção de clientes pós Black Friday


Tendo em mãos os cadastros feitos, com as informações e dados armazenados, é hora de pensar em como potencializar esses novos relacionamentos. Se olharmos para o calendário, o que chamamos de Temporada Black Friday ainda não acabou. Na segunda-feira já acontece a Cyber Monday, em seguida o Natal e as festas de fim de ano. 


Conheça mais sobre A Jornada do Consumidor na Black Friday


Em seguida, separamos algumas dicas sobre o que fazer com os leads após a Black Friday:


 


A boa experiência é primordial


Há muitas ideias e sugestões sobre o que fazer após a Black Friday. Mas antes, não podemos deixar de citar o primordial para os leads que efetuaram uma compra: ofereça uma boa experiência, com as entregas dentro do prazo e a garantia de que o produto chegou em perfeito estado. Esse já é um bom início para uma relação de confiança com o seu mais novo consumidor. 


Assim, diante de tantas ofertas na Black Friday, essas pessoas escolheram justamente a sua loja. Agradeça pela preferência e aproveite essa ocasião para recomendar outros produtos. Aqui entra um ponto importante: use os dados que você tem sobre cada cliente para acertar na oferta. Isso porque você não quer ser chato e ficar tentando empurrar qualquer produto para qualquer pessoa, certo?!


 


Conheça seu lead


Saber somente o nome e sobrenome já não é mais o suficiente. Entenda mais profundamente o perfil de seus compradores através de uma captação de dados precisa. Nome, endereço, idade, data de nascimento e outras informações vão te ajudar a criar ofertas personalizadas que tenham valor.


 


Ofereça ofertas exclusivas


Utilizando o histórico do lead ou cliente, você pode oferecer promoções exclusivas em produtos relacionados a algo que ele já comprou, ou quase comprou (alô, carrinho abandonado!).


Desse modo, um kit especial de jardinagem, por exemplo, só fará sentido para pessoas que se identifiquem com a atividade. Essa dica vale para os novos clientes, e também para aqueles leads que entraram na sua base de Black Friday mas ainda não realizaram nenhuma compra.


 


Crie um laço de amizade


Se as pessoas compraram na sua loja ou já iniciaram algum tipo de relacionamento, existem muitas chances de recompra ou aproximação.


Mas, você precisa fazer a sua parte. Realizar contatos constantes também é importante para a fortificação do contato. Seja lembrado! Selecione conteúdos, informações e ofertas que façam sentido para cada grupo de contatos. Envie informações e mantenha as bases nutridas com dicas sobre seu nicho de mercado, tendências, lançamentos, boas práticas, entre outros. Lembre-se: agregue valor aos seus produtos! Não fale sobre venda o tempo todo. 


 


Aproveite a Black Friday em todas as suas fases


Viu só?! Assim como no Pré e no Durante a Black Friday, também é possível gerar muitas novas oportunidades de negócio no pós Black Friday. 


Neste sentido, trabalhe na retenção e na fidelização de seus novos clientes e da sua nova base de leads, entregando a eles experiências incríveis, ofertas exclusivas e um bom relacionamento.


Além disso, lembre-se da importância em ter clientes recorrentes. Aproveite a visibilidade para construir um relacionamento com eles durante os próximos meses e agregá-los nas vendas de 2021. A temporada Black Friday que está só começando. Vem aí a Cyber Monday, Natal, festas de final do ano e saldão!


Prorrogou?! Como atingir os melhores resultados nessa Cyber Monday


Além de aplicar as dicas de pós-venda apresentadas aqui, é importante que você tenha uma equipe especializada e capacitada, para que todos os pilares do seu e-commerce sejam realizados de forma eficaz. Conheça o trabalho de estratégia da Hibrido.


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Manuela Domingos
Por Manuela Domingos

Estudante de comunicação social e uma das responsáveis pela estratégia e produção de conteúdo no segmento de marketing na Híbrido.

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