Google Shopping: como funciona e quais são as vantagens para a sua loja Magento 2

Google Shopping: como funciona e quais são as vantagens para a sua loja Magento 2


O Google Shopping foi lançado em 2011 com o objetivo de ser uma vitrine virtual para comparar e exibir produtos das lojas cadastradas. Dessa forma, o usuário do Google tem a possibilidade de encontrar um produto diretamente pela busca tradicional.


Essa poderosa ferramenta encontra-se dentro do guarda-chuva do Google Ads, o principal serviço de publicidade da Google. É por meio dele que é possível fazer toda a gestão dos anúncios nos resultados de busca do Google, Youtube e sites parceiros. Dentre as diversas vantagens do Google Ads estão a facilidade e assertividade em encontrar o público-alvo, a análise que a própria ferramenta faz para decisões e inteligência do Google.


Para entender melhor a sua mecânica, imagine que, ao realizar uma busca, o usuário ativa um leilão dinâmico na plataforma, que leva em consideração o Índice de Qualidade do anúncio para estabelecer a posição que ele ocupará. Esse índice de qualidade é determinado pelos seguintes fatores: Taxa de Cliques Esperada (CTR), Relevância do Anúncio e Página de Destino.


O “Shopping” é um dos tipos de campanhas do Google, junto com o Search, Display e YouTube. Os anúncios de Shopping podem ser exibidos na guia "Shopping" da Pesquisa Google, ao lado dos resultados da mesma, nas “Imagens” do Google, em sites de parceiros de pesquisa do Google e na Rede de Display do Google (que inclui o YouTube, o Gmail e o Google Discover).


Vantagens do Shopping para Loja Magento 2


O principal ponto é que para o e-commerce, é a campanha que mais gera resultado. Seu método, através de uma inteligência muito precisa, o torna um comparador de preço prático que entrega todas as informações para os usuários e direciona para o site


Outras vantagens da campanha de Shopping são: leads com maior qualificação, fácil gerenciamento das campanhas, relatórios detalhados e concretos, além do simples fato de estar presente no principal mecanismo de busca.


Como funciona a campanha de Shopping


As campanhas de Shopping funcionam como um espécie de vitrine para o cliente, onde ele encontra diretamente na busca informações relevantes dos produtos, como nome, marca e preço.


As campanhas de Shopping Inteligente são bem similares a uma campanha de Shopping padrão, porém aqui o Google, por meio de sua inteligência artificial, é quem define quem verá o anúncio e onde ele será exibido de acordo com a probabilidade da conversão.


Essa campanha é fundamental para quem possui e-commerce, é com ela que conseguimos alcançar melhores resultados. 


E como criar minha campanha de Shopping?



  • Passo 1


Para ter uma campanha de shopping você precisa enviar os dados do seu site, como nome dos produtos, imagens, preços, URL, todas as informações para o Google. Para isso, é necessário o Merchant Center, uma ferramenta que permite o envio de dados de uma loja online e respectivos produtos e disponibilizá-los no Google Shopping e outros serviços. 





  • Passo 2


Para enviar os dados para o Merchant existem algumas opções, como subir manualmente os produtos dentro do Merchant, planilha, API ou feed de dados. O feed é um arquivo que geramos dentro do painel do Magento que puxa automaticamente todas as informações necessárias, como: SKU, Preço, URL


IMPORTANTE: Definir que o feed no painel e no Merchant sejam atualizados diariamente para que sempre puxe informações corretas, como estoque e preço.





  • Passo 3


Depois de gerar o feed o Merchant irá nos avisar se está tudo correto para a veiculação, se todos os produtos estão aprovados e se não existe nenhum erro.


O Google exige algumas especificações de produtos para que rode, então existem algumas regrinhas que precisam ser seguidas. Após a análise do feed ele irá informar quantos produtos foram aprovados e irá entregar um relatório detalhado de quais foram os erros e o que precisa ser ajustado. 


DICA: Quanto mais produtos aprovados melhor será o resultado! 



  • Passo 4


Após ter um feed de dados aprovado pelo Merchant, é só vincular sua conta do Merchant com a do Google e criar a campanha de shopping. Lembre-se sempre de usar as estratégias de lance inteligentes, elas são fundamentais para alcançarmos maiores resultados! 


Em vez de palavras-chave, os anúncios do Shopping usam os atributos do produto que você definiu no feed de dados do Merchant Center para exibir seus anúncios em pesquisas relevantes. 


Google Shopping na prática, em resumo:



  1. Os anúncios do Shopping usam os dados dos produtos no Merchant Center

  2. O usuário faz uma busca que é relevante

  3. Acontece um match entre o feed e a busca 

  4. O Google entrega o produto mais relevante nos resultados de busca 


Apesar de ser uma campanha extensa e complexa de criar, os resultados obtidos com o Google Shopping são muito positivos. Por experiência própria, em poucos dias rodando, é possível observar um aumento significativo no número de conversões. 


Por isso: sempre priorize a campanha de Shopping, confie no Google e conte com a Híbrido para criar e otimizar esse fluxo! Conheça nosso trabalho de mídia online, e siga nosso Instagram e LinkedIn!


Até mais!


Achou isso interessante? Compartilhe

MARIA EDUARDA DA SILVA
Por MARIA EDUARDA DA SILVA
Media Analyst

Publicitária, graduada na Furb e apaixonada por gatos. Focada em marketing digital, buscando sempre um maior aperfeiçoamento na área. Atua na gestão de mídia para clientes de diferentes segmentos.

COMENTÁRIOS

CERTIFICAÇÕES

E PRÊMIOS

CONECTE-SE

Vamos conversar SOBRE O SEU NEGÓCIO?

Quer ficar antenado no mundo do ecommerce?

Faça parte da nossa base de conhecimento.