BI: Como a inteligência de negócios pode melhorar os seus resultados?

BI: Como a inteligência de negócios pode melhorar os seus resultados?


BI é a sigla para Business Intelligence, essa estratégia é focada para tomar decisões inteligentes diante da coletar dados, organização, exploração e monitoramento dos mesmos. É a partir dela que tomamos as decisões mais assertivas para cada negócio e analisamos se os investimentos estão trazendo bons resultados. 


Afinal, como usar o BI para melhorar os resultados da minha empresa? Continue lendo nosso post blog para os melhores insights. 


Business Intelligence e o seu principal objetivo


O principal objetivo é analisar dados, por conta disso é fundamental ter a visão analítica aflorada para aproveitar as melhores oportunidades. 


Muitas empresas em expansão avaliam o Business Intelligence como uma forma de manter-se em vantagem perante a mercados desafiadores e saturados. Um exemplo disso, é o crescimento do e-commerce. A margem para 2020 já era alta, porém com a pandemia isso aumentou de uma maneira considerável. Segundo o Portal E-commerce Brasil, o aumento foi de 81% em abril e fatura R$ 9,4 bilhões. A previsão é que nos próximos meses esse número aumente ainda mais, muito por conta da Black Friday se aproximando (27 de novembro). 


Enquanto muitas empresas desperdiçam investimentos com processo falhos, o BI é especialista em destacar oportunidades. Quando analisamos pela perspectiva do consumidor,  falta afinidade e proximidade, os produtos não conectam sozinhos. É necessário ‘conversar’ com os futuros consumidores da sua marca, e é nesse momento que o BI entra em ação. Com ele é possível observar os números, criar estratégias personalizadas e processos eficazes.  


Por quê o seu negócio precisa de um BI?


Abaixo listamos os principais tópicos para você implantar ainda hoje o BI no processo do seu time. 



  • Gerenciamento e otimização de informações


Se tem uma coisa que a sua empresa precisa ter sempre no radar são os KPIs. Porém não basta entender apenas de métricas, é importante analisar esses números e extrair oportunidades. É nesse momento que o BI entra em ação e auxiliar na tomada de decisão para estratégicas relevantes. 



  • Diagnóstico de falhas e prevenção de riscos


Quando analisamos as falhas o quanto antes, é mais simples para ajustar e precaver os futuros riscos. A função do BI é justamente alertar esses deslizes e pensar em soluções o mais rápido possível. 



  • Identificação de oportunidades


Partindo o mesmo princípio das falhas, quanto mais o BI ficar imerso no processo, mais rápido ele consegue extrair oportunidades para alavancar o seu negócio. 



  • Reconhecimento do mercado


Para ser referência no mercado, você precisa conhecer os seus concorrentes, analisar as ameaças e atualizar-se das tendências. O BI contribui com a visão panorâmica do mercado e auxilia nas demais informações para tornar sua empresa sempre à frente da concorrência.  


Contudo, já adiantamos que não basta escolher a melhor ferramenta e o profissional mais capacitado. É necessário ser uma junção das duas coisas para alcançar o objetivo esperado. Se você ainda está pensando se a função do Business Intelligence é importante para o seu negócio, nós frisamos que sim. Essa é mais uma das profissões do futuro e merece implementada o quanto antes. 


Esperamos que esse texto tenha ajudado com informações úteis e insights para sua empresa. Acompanhe nosso blog para outros temas relevantes sobre o digital, você também pode cadastrar-se na nossa newsletter clicando no formulário abaixo.


Achou isso interessante? Compartilhe

Lais Bellmax
Por Lais Bellmax
Marketing

Atuo profissionalmente com marketing digital desde novembro de 2017 e na área de comunicação há 6 anos. Publicitária formada na Univali, atualmente faço Pós Graduação em Design Thinking e Criatividade nas Organizações.

COMENTÁRIOS

CERTIFICAÇÕES

E PRÊMIOS

CONECTE-SE

Vamos conversar SOBRE O SEU NEGÓCIO?

Quer ficar antenado no mundo do ecommerce?

Faça parte da nossa base de conhecimento.