Adobe Summit 2021: D2C e a transformação digital hoje com pessoas, processos e tecnologia.

Adobe Summit 2021: D2C e a transformação digital hoje com pessoas, processos e tecnologia.


Adobe Summit é a maior conferência de marketing digital do mundo.  Aconteceu de 27 a 29 de abril de 2021, em formato online e gratuito com o objetivo de propor discussões importantes sobre o futuro do setor entre profissionais da área.


Nesta série de artigos, vamos falar um pouco sobre cada tema discutido, mesclando palestras e compartilhando cases e insights vistos. Bora conferir o primeiro!


Um dos temas mais vistos no evento foi a transformação digital e como ela está acontecendo hoje. Se engana quem pensa que ela se dá somente à tecnologia  — muito da transformação precisa vir de pessoas e de processos. 



Hoje vamos trazer um pouco das palestras: 



  1. Várias marcas DTC e B2B, mas uma plataforma e integração” dos speakers Gian Genovesi (Magento Delivery Team Director da Briteskies) e Ryan Henning (VP of eCommerce da United Wheels); 

  2. Construindo uma base digital escalável direta ao consumidor” que contou com Mike Lewis (Director of Ecommerce da Pentair) e Charlie Hall (Head of Digital Strategy da Blue Arcon iCi); 

  3. Além do case “Transformação digital da Nestlé Gerber e melhores práticas de CPG” com Minna Rhee (President and Managing Director da BORN Group) e Victor Clar (e-commerce Head of Product da Nestlé). 


Vamos conversar ponto a ponto sobre essas três incríveis palestras:



A palestra da United Wheels mostrou como uma empresa de 125 anos fez seu delivery de 6 lojas DTX e B2B utilizando Magento. A United é a maior empresa de bicicletas dos EUA e necessitava, no início, ter uma plataforma que agregasse múltiplos sites e que fosse de fácil administração, construindo lojas no DTC e B2B. 


Alguns resultados gerados pela implantação: aumento de 465% no pageview orgânico e 75% de aumento nas conversões. O projeto iniciou com uma das 6 marcas, a Batch, e o ponto de flexibilidade do Magento foi importante, assim como a integração com o ERP das 6 lojas, respeitando um único processo de vendas.


Utilizaram muito dos recursos de integração com os comerciantes locais no Magento para facilitar comunicação e entrega. Foram 24 meses para colocar as 6 marcas no ar com todo o processo integrado aos comerciantes e ERP. Integrado ao Magento, foram construídos APPs para iOS e Android usando reactive nativa.


 


Fluxograma de integrações 



Resultados iniciais: 500% de crescimento no retorno de visitantes, aumento de 465% no pageview orgânico.


 


Principais vantagens


1 - Adobe Magento Commerce é uma ótima escolha para a criação de várias marcas para atingir mercados desiguais; é flexível o suficiente para atender a todas as suas necessidades, incluindo B2B e DTC.


2 - Expanda sua participação no mercado por meio de e-commerces distintos e personalizados que são facilmente gerenciados por meio de uma instância do Adobe Magento Commerce.


3 - Experiência em integração forte e uma estratégia comprovada farão uma implementação descomplicada, não importando seus objetivos de negócios.


 


Que case ein?! 


 


Já a palestra de Mike Lews e Charlie Hall, nos mostra como “Construir uma base digital escalável direta ao consumidor.” De acordo com a Forrester, 45% dos adultos online querem comprar diretamente de uma marca. Assim, com cada vez mais pessoas comprando online, isso se torna muito importante para todas as marcas, mas principalmente para o B2B.



Direct-from-Branding - Direto da Marca


Por que isso está acontecendo e por quê agora? 



  1. Covid acelerou aumento de compras online: segurança e disponibilidade;

  2. Maior disponibilidade e variedade de produtos direto com indústria;

  3. Aumento de conforto e conveniência: hoje em dia as maiores marcas já encontraram boas soluções para retorno e troca de produtos, que antes era uma dor de cabeça que impedia ainda muitas pessoas de comprar online;

  4. Menor custo: sem intermediários = menor markup.


 


Por que agora é a hora de acelerar a transformação digital?



- Melhorar a agilidade e se manter competitivo: no passado as grandes marcas já estabelecidas tinham uma vantagem, mas no mundo moderno as marcas “nascidas no digital” tem vantagem por reagirem mais rapidamente às mudanças que acontecem.


- Propriedade sobre os dados e experiência do consumidor: B2B geralmente depende muito de parceiros e das redes dos parceiros para acessar e lidar com os relacionamentos e dados sobre aquisição, conversão e retenção. Isso faz com que a indústria fique muito longe de quem é o seu consumidor final, qual é a sua experiência e jornada para consumir os produtos.


- Corte de custos: pela ausência de intermediários e a construção de todo o canal, faz com que se busquem maneiras de agilizar o processo e oportunidades que farão com que a operação rode mais suavemente. Busca por automação.


- Experiência Omnichannel: trata-se de fornecer ao seu cliente em todos os canais o mesmo tipo de experiência e aproveitar suas informações para apresentar as oportunidades e campanhas certas a eles.


 


5 itens indispensáveis para um canal DTC simplificado



  1. PIM (Product Information Management) = Gestão de dados do produto

  2. CMS (Content Management System) + Commerce + CRM = Sucesso

  3. Plataforma de integração de dados = escalabilidade

  4. ERP é chave

  5. Teste, teste, teste


 


A solução apresentada



  1. Solução escalável de e-commerce (Adobe/Magento)

  2. Aceleração através de parcerias estratégicas - bons parceiros são fundamentais para crescimento e escalada.

  3. DTC e B2B podem andar “de mãos dadas”


 



A Nestlé Gerber é a parte responsável pelas comidas de bebês da companhia. Produz mais de 400 tipos de produtos. Assim, precisavam de uma plataforma que atendesse o atual, mas que estivesse preparada para o futuro. Uma plataforma que conseguiria entender todos os pontos de contato, combinar com outras plataformas e trazer tudo que a companhia já tinha para uma URL.


Por que Magento?


Nestlé já usava Magento e tinha uma base de código e conhecimento que facilitou para a controladoria liberar plugins e formatos já utilizados em outras lojas. A abertura da API do Magento foi importantíssima para integração com o que já tinham.


As inscrições eram parte muito importante para o projeto, porque eles gostariam de dar a opção para pais, mães e babás poderem ter uma experiência personalizada e que sugerisse os produtos certos a serem recebidos mensalmente.


As recomendações de produtos dentro destes pacotes mudava conforme a evolução das crianças e as sugestões para os pais mudavam conforme este avanço. A loja tinha também uma sessão de Learning Center para ajudar os pais. 


A loja possui um suporte integral com experts sobre bebês para ajudar os clientes por vários canais, parte super importante para criar relacionamento e auxiliar os pais. As funcionalidades B2B ajudaram pequenos negócios a crescerem ao achar os produtos diretamente na plataforma.


 


Curtiu os insights? Continue acompanhando o nosso blog para conferir mais tendências vistas no Adobe Summit 2021!


Obrigado pela leitura até aqui. Será um prazer conversarmos melhor sobre as oportunidades que você identificou para o seu negócio!
47 3355 3160 - 
contato@hibrido.com.br - ou entre em contato pelo site hibrido.com.br/contato


 


Autores:

Nicolas Marchewsky, Chief Commercial Officer (CCO)


Camila Lopes, Sales Account Executive


Thiago Porfiro, Head of Business Solutions


Achou isso interessante? Compartilhe

Por hibrido

COMENTÁRIOS

CERTIFICAÇÕES

E PRÊMIOS

CONECTE-SE

Vamos conversar SOBRE O SEU NEGÓCIO?

Quer ficar antenado no mundo do ecommerce?

Faça parte da nossa base de conhecimento.