Black Friday remota: como manter equipes próximas, num momento tão importante?

Black Friday remota: como manter equipes próximas, num momento tão importante?


A Black Friday está se aproximando, e o ano de 2020 trouxe com ele diversos aprendizados e adaptações. Com a COVID-19, as empresas aderiram massivamente ao trabalho remoto, ao distanciamento social e acompanharam também o impulsionamento das vendas online.


Por isso, vamos conversar hoje sobre como sua empresa pode superar a distância, seja do time interno, fornecedores e parceiros da loja virtual, para obter o maior sucesso possível na data mais importante do ano para o e-commerce. A seguir, você encontra alguns tópicos como ponto de atenção para a sua organização. Esperamos que seja útil!


1. Certifique-se do engajamento e disponibilidade dos times


O e-commerce tem crescido, o ritmo tem acelerado. Mas nem por isso os times e profissionais estão no mesmo ritmo. Vale lembrar que com tantas mudanças de hábitos e comportamentos, os profissionais são impactados com ansiedade, insegurança, preocupações financeiras com a instabilidade econômica, cuidado com as crianças e familiares, entre outros. 


Tenha o seu time e seus parceiros bem mapeados e faça conversas com regularidade. Entenda o momento certo de acelerar e o de segurar. Dê tempo e espaço para que todos tragam suas inseguranças para que o projeto flua bem, mesmo em período de pandemia. 


Alinhe propósito e o sentimento de pertencimento, pois os colaboradores tendem a performar melhor quando sabem que seu trabalho é importante, que outras pessoas da empresa dependem disso e os clientes contam esse esforço para atingir seus objetivos.


2. Defina alguém para liderar o processo


O projeto Black Friday precisa ter um dono ou dona. Com tempo, conhecimento e autonomia para gerenciar as diferentes áreas e ligar os sinais amarelos caso alguma ponta operacional não esteja dando a atenção adequada. Esse profissional ditará o ritmo do calendário de ações, e garantirá que todo o processo aconteça conforme o planejado.


Estabeleça governança no processo e tomada de decisão: surgiu um imprevisto? Acontece, o projeto é longo, pois geralmente o planejamento se inicia lá por julho/agosto. Para que outros profissionais não tomem decisões errôneas, é importante ter visibilidade dos responsáveis e áreas que tocarão o projeto a frente.


3. Clareza nas demandas e objetivos


Deixe extremamente alinhado o que precisa ser feito depois de cada reunião. Os dailys (reuniões diárias) são muito importantes na rotina de uma equipe remota, em meio à maior campanha feita por eles no ano. 


Crie também um cronograma de ações, checklist e alinhe, juntamente com a meta, para o time todo. No seu planejamento, deixe claro poucos responsáveis por cada tarefa e um prazo (validado por cada responsável) para que tudo aconteça. Acompanhe as entregas, o time, as vendas. 


Além disso, elabore um plano emergencial, que sane todas as dúvidas que possam surgir durante o período da Black Friday. Nele, coloque todas as medidas que serão tomadas nos diversos cenários possíveis, em curto, médio e longo prazo, de uma forma clara e sem margem para interpretações. 


 


kit black friday


4. Black Friday requer autonomia


Incentive seus colaboradores a terem autonomia individual para tomarem suas próprias decisões, inclusive em momentos difíceis. Uma vez que sua equipe já possui independência, as tarefas serão realizadas com mais confiança e o projeto andará saudável e com mais fluidez. E claro, gerenciar o próprio tempo e as tarefas do dia a dia é uma liberdade essencial, que gera muita motivação no colaborador.


5. Comunicação constante e efetiva


Mantenha canais de comunicação abertos, e esteja sempre disponível para que colaboradores dialoguem quando necessário. Descubra qual plataforma online funciona melhor para sua equipe e defina a principal: WhatsApp, Slack, Google Chat, Discord, Google Hangouts Meet, E-mail, Skype, Messenger. São tantos canais funcionando ao mesmo tempo que qualquer um pode se perder.


Estabeleça os canais mais profissionais, a frequência de reuniões, o esforço e dedicação que cada time irá precisar em cada etapa do projeto. O combinado não sai caro. Nesse caso, sabendo quando e por onde cada um deve atuar, todo o fluxo ficará melhor.


Mantenha contato diariamente por meio dessas plataformas, bem como na hora da virada, quinta-feira a noite, onde estarão todos conectados para decolar anúncios, monitorar o site e acompanhar as metas. 


E ainda: gere integração com a equipe como um todo, coloque a cultura de equipe em ação, desmistifique setores ou ilhas do seu time inteiro, para que um setor se comunique com facilidade com o outro, quando necessário. 


6. Proximidade com a equipe em momentos de descontração 


Momentos de tensão são normais e inevitáveis em uma data tão importante como a Black Friday. Para equilibrar e manter a equipe saudável, é imprescindível planejar e executar momentos de descompressão, que alivie o estresse da rotina. 


Torne o ambiente (mesmo que online!) amigável, faça interações não profissionais com o time. Promova cafés, happy hours, para que conversem sobre outros temas e mantenham a comunicação. Traga-os para perto da cultura da empresa e de boas energias. 



Por aqui, nós realizamos semanalmente webinars internos, onde alternadamente uma pessoa traz um tema diferente e todos participam. Entre os assuntos, falamos sobre viagens, arteterapia, música, aprendizados do dia a dia, entre outros. 


Para a Black Friday, preparamos todo ano um kit de sobrevivência. Esse ano, o kit será enviado na casa de cada colaborador, com itens relacionados ao home office.



7. Cuidado com as horas extras


O home office também trouxe um ponto de atenção aos líderes: Horas extras. Sem a rotina de entrada e saída da empresa, muitas pessoas iniciam sua jornada de trabalho sem hora para acabar. Em casa, com o fácil acesso ao computador, trabalham até tarde e até esquecem de parar pra comer. Isso, além dos gastos para a empresa, também acarreta desgaste emocional e improdutividade aos colaboradores. 


Em época de Black Friday, a demanda tende a aumentar e essa situação se agravar ainda mais. O ideal é orientar à todos que cumpram seus horários de trabalho de forma rotineira, como se estivessem presencialmente na empresa. Dessa forma, também facilita a comunicação entre a equipe, que pode fluir melhor com todos estiverem trabalhando ao mesmo tempo.


8. Não esqueça da comemoração remota


Não importa aonde for: sempre reconheça um trabalho bem feito. Remotamente, por vezes nos esquecemos de exercer um gesto simples, mas que pode significar muito. Por isso, ao longo de todo o processo, agradeça, mande um e-mail, faça uma menção em algum lugar, faça com que os membros do seu time se sintam reconhecidos.


Com tudo andando bem, reconheça positivamente o esforço de cada área, e aproveite o impacto das vendas no seu negócio. É um momento único para quem trabalha com vendas online, e o ideal é que seja o melhor possível.


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Sucesso e boas vendas para nós!


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Rhuan C. Willrich
Por Rhuan C. Willrich
Co-fundador e CEO na Híbrido

Co-fundador e CEO na Híbrido | Profissional de E-commerce pela ABComm (2018)

Rhuan é pós-graduado em Gestão de Negócios, certificado pelo Adwords (2012) e Google Analytics. Nos últimos 7 anos deu consultoria para e-commerce de diversos segmentos com o objetivo de aumentar as vendas dos clientes. 

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