Black Friday 2019: Guia definitivo

Black Friday 2019: Guia definitivo


A data mais importante do varejo online está chegando e sua loja precisa estar pronta para encará-lo. A Black Friday de 2018, segundo dados do Estadão, cresceu 4,7% em comparação com 2017, então como você acha que será este ano? Muito melhor, com certeza. 





Quer saber como você pode garantir que tudo ocorra bem durante os dias de loucura da Black Friday? Se planejando! Nesse artigo ensinaremos tudo que você precisa saber sobre como se planejar e extrair tudo que puder dessa data tão importante para o comércio eletrônico.





Pergunte a si mesmo: o que meus clientes valorizam?





No lugar dos seus clientes responderíamos que adoramos lojas online que sejam fáceis de abrir e comprar pelo celular, que amamos aplicativos de compra que são vantajosos, que gostamos principalmente quando tanto o site quanto o aplicativo são rápidos em todas as etapas e que preferimos aquelas marcas que oferecem uma experiência diferenciada, cujo atendimento é excepcional e os preços melhores ainda.





O que pode fazer um cliente deixar de comprar na sua loja na Black Friday?





O principal motivo seria frustração com as expectativas dos descontos, muitos esperam ansiosos pela Black Friday e se deparam com poucas vantagens em comparação a outras marcas. Então, dê descontos reais para que o cliente se sinta valorizado.





Defina quais as expectativas para a Black Friday





O que você deseja alcançar? Zerar o estoque? Aumentar o faturamento? Vender, mas manter a rentabilidade? Aumentar a visibilidade da marca? Após ter estas questões bastante esclarecidas é possível traçar metas e definir melhor como funcionará os descontos, por quantos dias e alinhar a estratégia de divulgação. 





Para que tudo funcione de maneira completa, é preciso estar próximo dos fornecedores, equipe de logística, atendimento, expedição, agência digital e deixar todo o ecommerce alinhado para receber tantos visitantes. 





Se você já participou de uma Black Friday antes dê uma olhada nos dados e métricas dos anos anteriores e analise o que pode ser melhorado. Faça uma média do faturamento que se deseja alcançar durante os dias definidos e a partir disso decida quanto será investido na estratégia de marketing digital.





Gere expectativa nos clientes





É importante começar a divulgar a Black Friday com pelo menos 1 mês de antecedência para que os clientes saibam que sua marca estará participando. 





Crie uma landing page para a Black Friday e comece a filtrar por meio de um cadastro quais pessoas estão mais interessadas nos descontos que sua marca está prestes a oferecer. Deste modo, é importante ter uma estratégia de disparos de e-mail marketing para reter estes contatos cadastrados e começar um relacionamento com eles. Uma ideia legal é oferecer algumas vantagens para aqueles que se cadastrarem, a fim de enriquecer a base de dados e definir clientes em potencial.





Organize a experiência de compra online





O funil de vendas é dividido por número de visitantes na loja, produtos no carrinho, checkout, pedidos fechados e pedidos faturados. Se algum destes pontos está muito desproporcional aos outros, é preciso identificar e corrigir.





Número de visitantes na loja: melhorar a apresentação dos produtos, fotos, descrições, vídeos, etc.





Produtos no carrinho: melhorar as estratégias de frete, políticas de frete grátis, etc. 





Checkout: tornar o cadastro e a escolha do modo de pagamento o mais simples possível, ter todas as formas de pagamento, todas as bandeiras e boleto bancário.





Pedidos fechados: verificar quantos pagamentos não são aprovados, boletos em aberto, boletos que não são pagos, etc. Aqui é importante ouvir o cliente para encontrar os motivos. 





Depois de organizar toda a experiência de compra, tenha uma segunda opção de tudo, para que em imprevistos, nada saia do controle. Outro ponto importante é garantir que o site esteja preparado para receber todos os usuários sem ficar lento ou cair. Pense sempre em deixar todo o processo de compra o mais fluido e fácil possível.





O ideal é que todo esse planejamento tenha sido feito até no máximo uma semana antes de Black Friday e que não sejam feitas alterações de última hora, pois a última semana deve ser destinada a alinhar os demais dias, quinta-feira, e o final de semana pós Black Friday.





Planejamento de marketing pré Black Friday





Certifique-se de que todas as publicações e e-mail marketing estejam devidamente agendados. Com relação a este último, não há problema enviar mais de um e-mail, avise que logo a Black Friday irá começar, avise que já está acontecendo e avise quando faltar poucas horas para acabar, assim você lembra o cliente de entrar no site e conferir as ofertas.





Se for prorrogar a Black Friday para outros dias, tenha todo o material para estes dias também preparados e agendados. 





Dica importante: coloque banners com as melhores ofertas na home do site e faça banners reservas para quando o produto anunciado acabar e precisar ser substituído. 





Dica extra: tenha um plantão de atendimento em todas os canais de comunicação da marca, para que o cliente tenha sua pergunta respondida no menor tempo possível.





Desenvolvemos um Guia Definitivo para o planejamento da Black Friday, nele você conseguirá planejar, definir metas e traçar estratégias para a data mais importante do ecommerce.





Aqui também temos o Checklist de Planejamento da Black Friday que irá te auxiliar na organização desta data. Faça download e aproveite ao máximo!





A meta é alcançar o faturamento de 1 mês em 1 dia. Quem aceita o desafio?





Boa leitura e boas vendas!












Black Friday 2019: Guia definitivo
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Lais Bellmax
Por Lais Bellmax
Marketing

Publicitária formanda pela Univali, trabalha há 4 anos na área de comunicação. É focada no marketing das empresas Híbrido, Arpina e demacode_. Além disso também é entusiasta na área branding, moda e produção audiovisual.

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