Adobe Summit 2021: D2C e a transformação digital hoje com pessoas, processos e tecnologia.

Adobe Summit 2021

Adobe Summit é a maior conferência de marketing digital do mundo.  Aconteceu de 27 a 29 de abril de 2021, em formato online e gratuito com o objetivo de propor discussões importantes sobre o futuro do setor entre profissionais da área.

Nesta série de artigos, vamos falar um pouco sobre cada tema discutido, mesclando palestras e compartilhando cases e insights vistos. Bora conferir o primeiro!

Um dos temas mais vistos no evento foi a transformação digital e como ela está acontecendo hoje. Se engana quem pensa que ela se dá somente à tecnologia  — muito da transformação precisa vir de pessoas e de processos. 

Hoje vamos trazer um pouco das palestras: 

  1. Várias marcas DTC e B2B, mas uma plataforma e integração” dos speakers Gian Genovesi (Magento Delivery Team Director da Briteskies) e Ryan Henning (VP of eCommerce da United Wheels); 
  2. Construindo uma base digital escalável direta ao consumidor” que contou com Mike Lewis (Director of Ecommerce da Pentair) e Charlie Hall (Head of Digital Strategy da Blue Arcon iCi); 
  3. Além do case “Transformação digital da Nestlé Gerber e melhores práticas de CPG” com Minna Rhee (President and Managing Director da BORN Group) e Victor Clar (e-commerce Head of Product da Nestlé). 

Vamos conversar ponto a ponto sobre essas três incríveis palestras:

A palestra da United Wheels mostrou como uma empresa de 125 anos fez seu delivery de 6 lojas DTX e B2B utilizando Magento. A United é a maior empresa de bicicletas dos EUA e necessitava, no início, ter uma plataforma que agregasse múltiplos sites e que fosse de fácil administração, construindo lojas no DTC e B2B. 

Alguns resultados gerados pela implantação: aumento de 465% no pageview orgânico e 75% de aumento nas conversões. O projeto iniciou com uma das 6 marcas, a Batch, e o ponto de flexibilidade do Magento foi importante, assim como a integração com o ERP das 6 lojas, respeitando um único processo de vendas.

Utilizaram muito dos recursos de integração com os comerciantes locais no Magento para facilitar comunicação e entrega. Foram 24 meses para colocar as 6 marcas no ar com todo o processo integrado aos comerciantes e ERP. Integrado ao Magento, foram construídos APPs para iOS e Android usando reactive nativa.

 

Fluxograma de integrações 

Resultados iniciais: 500% de crescimento no retorno de visitantes, aumento de 465% no pageview orgânico.

 

Principais vantagens

1 – Adobe Magento Commerce é uma ótima escolha para a criação de várias marcas para atingir mercados desiguais; é flexível o suficiente para atender a todas as suas necessidades, incluindo B2B e DTC.

2 – Expanda sua participação no mercado por meio de e-commerces distintos e personalizados que são facilmente gerenciados por meio de uma instância do Adobe Magento Commerce.

3 – Experiência em integração forte e uma estratégia comprovada farão uma implementação descomplicada, não importando seus objetivos de negócios.

 

Que case ein?! 

 

Já a palestra de Mike Lews e Charlie Hall, nos mostra como “Construir uma base digital escalável direta ao consumidor.” De acordo com a Forrester, 45% dos adultos online querem comprar diretamente de uma marca. Assim, com cada vez mais pessoas comprando online, isso se torna muito importante para todas as marcas, mas principalmente para o B2B.

Direct-from-Branding – Direto da Marca

Por que isso está acontecendo e por quê agora? 

  1. Covid acelerou aumento de compras online: segurança e disponibilidade;
  2. Maior disponibilidade e variedade de produtos direto com indústria;
  3. Aumento de conforto e conveniência: hoje em dia as maiores marcas já encontraram boas soluções para retorno e troca de produtos, que antes era uma dor de cabeça que impedia ainda muitas pessoas de comprar online;
  4. Menor custo: sem intermediários = menor markup.

 

Por que agora é a hora de acelerar a transformação digital?

– Melhorar a agilidade e se manter competitivo: no passado as grandes marcas já estabelecidas tinham uma vantagem, mas no mundo moderno as marcas “nascidas no digital” tem vantagem por reagirem mais rapidamente às mudanças que acontecem.

– Propriedade sobre os dados e experiência do consumidor: B2B geralmente depende muito de parceiros e das redes dos parceiros para acessar e lidar com os relacionamentos e dados sobre aquisição, conversão e retenção. Isso faz com que a indústria fique muito longe de quem é o seu consumidor final, qual é a sua experiência e jornada para consumir os produtos.

– Corte de custos: pela ausência de intermediários e a construção de todo o canal, faz com que se busquem maneiras de agilizar o processo e oportunidades que farão com que a operação rode mais suavemente. Busca por automação.

– Experiência Omnichannel: trata-se de fornecer ao seu cliente em todos os canais o mesmo tipo de experiência e aproveitar suas informações para apresentar as oportunidades e campanhas certas a eles.

 

5 itens indispensáveis para um canal DTC simplificado

  1. PIM (Product Information Management) = Gestão de dados do produto
  2. CMS (Content Management System) + Commerce + CRM = Sucesso
  3. Plataforma de integração de dados = escalabilidade
  4. ERP é chave
  5. Teste, teste, teste

 

A solução apresentada

  1. Solução escalável de e-commerce (Adobe/Magento)
  2. Aceleração através de parcerias estratégicas – bons parceiros são fundamentais para crescimento e escalada.
  3. DTC e B2B podem andar “de mãos dadas”

 

A Nestlé Gerber é a parte responsável pelas comidas de bebês da companhia. Produz mais de 400 tipos de produtos. Assim, precisavam de uma plataforma que atendesse o atual, mas que estivesse preparada para o futuro. Uma plataforma que conseguiria entender todos os pontos de contato, combinar com outras plataformas e trazer tudo que a companhia já tinha para uma URL.

Por que Magento?

Nestlé já usava Magento e tinha uma base de código e conhecimento que facilitou para a controladoria liberar plugins e formatos já utilizados em outras lojas. A abertura da API do Magento foi importantíssima para integração com o que já tinham.

As inscrições eram parte muito importante para o projeto, porque eles gostariam de dar a opção para pais, mães e babás poderem ter uma experiência personalizada e que sugerisse os produtos certos a serem recebidos mensalmente.

As recomendações de produtos dentro destes pacotes mudava conforme a evolução das crianças e as sugestões para os pais mudavam conforme este avanço. A loja tinha também uma sessão de Learning Center para ajudar os pais. 

A loja possui um suporte integral com experts sobre bebês para ajudar os clientes por vários canais, parte super importante para criar relacionamento e auxiliar os pais. As funcionalidades B2B ajudaram pequenos negócios a crescerem ao achar os produtos diretamente na plataforma.

 

Curtiu os insights? Continue acompanhando o nosso blog para conferir mais tendências vistas no Adobe Summit 2021!

Obrigado pela leitura até aqui. Será um prazer conversarmos melhor sobre as oportunidades que você identificou para o seu negócio!
47 3355 3160 – 
contato@hibrido.com.br – ou entre em contato pelo site hibrido.com.br/contato

 

Autores:

Nicolas Marchewsky, Chief Commercial Officer (CCO)

Camila Lopes, Sales Account Executive

Thiago Porfiro, Head of Business Solutions

Posts Relacionados

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter

Acompanhe nossos insights e notícias do
mercado de ecommerce.

Acompanhe nossos insights e notícias do mercado de ecommerce.

Enviado com sucesso!

Vamos construir algo
incrível juntos.

Vamos construir algo incrível juntos.

Preenche abaixo e retornaremos para agendar uma conversa

A Híbrido está com a Havan desde a escolha pelo Magento Cloud como nova solução para ecommerce em 2019. Nesses anos, estamos evoluindo sempre as soluções que o online traz para os clientes da Rede, resultando em crescimento constante da operação.

A Híbrido está com a Havan desde a escolha pelo Magento Cloud como nova solução para ecommerce em 2019. Nesses anos, estamos evoluindo sempre as soluções que o online traz para os clientes da Rede, resultando em crescimento constante da operação.

Éder Varela

Gerente de e-commerce na Havan

A Híbrido está com a Havan desde a escolha pelo Magento Cloud como nova solução para ecommerce em 2019. Nesses anos, estamos evoluindo sempre as soluções que o online traz para os clientes da Rede, resultando em crescimento constante da operação.

A Híbrido está com a Havan desde a escolha pelo Magento Cloud como nova solução para ecommerce em 2019. Nesses anos, estamos evoluindo sempre as soluções que o online traz para os clientes da Rede, resultando em crescimento constante da operação.

Éder Varela

Gerente de e-commerce na Havan