Adobe Summit 2021: D2C e a transformação digital hoje com pessoas, processos e tecnologia.

Adobe Summit 2021

Adobe Summit é a maior conferência de marketing digital do mundo.  Aconteceu de 27 a 29 de abril de 2021, em formato online e gratuito com o objetivo de propor discussões importantes sobre o futuro do setor entre profissionais da área.

Nesta série de artigos, vamos falar um pouco sobre cada tema discutido, mesclando palestras e compartilhando cases e insights vistos. Bora conferir o primeiro!

Um dos temas mais vistos no evento foi a transformação digital e como ela está acontecendo hoje. Se engana quem pensa que ela se dá somente à tecnologia  — muito da transformação precisa vir de pessoas e de processos. 

Hoje vamos trazer um pouco das palestras: 

  1. Várias marcas DTC e B2B, mas uma plataforma e integração” dos speakers Gian Genovesi (Magento Delivery Team Director da Briteskies) e Ryan Henning (VP of eCommerce da United Wheels); 
  2. Construindo uma base digital escalável direta ao consumidor” que contou com Mike Lewis (Director of Ecommerce da Pentair) e Charlie Hall (Head of Digital Strategy da Blue Arcon iCi); 
  3. Além do case “Transformação digital da Nestlé Gerber e melhores práticas de CPG” com Minna Rhee (President and Managing Director da BORN Group) e Victor Clar (e-commerce Head of Product da Nestlé). 

Vamos conversar ponto a ponto sobre essas três incríveis palestras:

A palestra da United Wheels mostrou como uma empresa de 125 anos fez seu delivery de 6 lojas DTX e B2B utilizando Magento. A United é a maior empresa de bicicletas dos EUA e necessitava, no início, ter uma plataforma que agregasse múltiplos sites e que fosse de fácil administração, construindo lojas no DTC e B2B. 

Alguns resultados gerados pela implantação: aumento de 465% no pageview orgânico e 75% de aumento nas conversões. O projeto iniciou com uma das 6 marcas, a Batch, e o ponto de flexibilidade do Magento foi importante, assim como a integração com o ERP das 6 lojas, respeitando um único processo de vendas.

Utilizaram muito dos recursos de integração com os comerciantes locais no Magento para facilitar comunicação e entrega. Foram 24 meses para colocar as 6 marcas no ar com todo o processo integrado aos comerciantes e ERP. Integrado ao Magento, foram construídos APPs para iOS e Android usando reactive nativa.

 

Fluxograma de integrações 

Resultados iniciais: 500% de crescimento no retorno de visitantes, aumento de 465% no pageview orgânico.

 

Principais vantagens

1 – Adobe Magento Commerce é uma ótima escolha para a criação de várias marcas para atingir mercados desiguais; é flexível o suficiente para atender a todas as suas necessidades, incluindo B2B e DTC.

2 – Expanda sua participação no mercado por meio de e-commerces distintos e personalizados que são facilmente gerenciados por meio de uma instância do Adobe Magento Commerce.

3 – Experiência em integração forte e uma estratégia comprovada farão uma implementação descomplicada, não importando seus objetivos de negócios.

 

Que case ein?! 

 

Já a palestra de Mike Lews e Charlie Hall, nos mostra como “Construir uma base digital escalável direta ao consumidor.” De acordo com a Forrester, 45% dos adultos online querem comprar diretamente de uma marca. Assim, com cada vez mais pessoas comprando online, isso se torna muito importante para todas as marcas, mas principalmente para o B2B.

Direct-from-Branding – Direto da Marca

Por que isso está acontecendo e por quê agora? 

  1. Covid acelerou aumento de compras online: segurança e disponibilidade;
  2. Maior disponibilidade e variedade de produtos direto com indústria;
  3. Aumento de conforto e conveniência: hoje em dia as maiores marcas já encontraram boas soluções para retorno e troca de produtos, que antes era uma dor de cabeça que impedia ainda muitas pessoas de comprar online;
  4. Menor custo: sem intermediários = menor markup.

 

Por que agora é a hora de acelerar a transformação digital?

– Melhorar a agilidade e se manter competitivo: no passado as grandes marcas já estabelecidas tinham uma vantagem, mas no mundo moderno as marcas “nascidas no digital” tem vantagem por reagirem mais rapidamente às mudanças que acontecem.

– Propriedade sobre os dados e experiência do consumidor: B2B geralmente depende muito de parceiros e das redes dos parceiros para acessar e lidar com os relacionamentos e dados sobre aquisição, conversão e retenção. Isso faz com que a indústria fique muito longe de quem é o seu consumidor final, qual é a sua experiência e jornada para consumir os produtos.

– Corte de custos: pela ausência de intermediários e a construção de todo o canal, faz com que se busquem maneiras de agilizar o processo e oportunidades que farão com que a operação rode mais suavemente. Busca por automação.

– Experiência Omnichannel: trata-se de fornecer ao seu cliente em todos os canais o mesmo tipo de experiência e aproveitar suas informações para apresentar as oportunidades e campanhas certas a eles.

 

5 itens indispensáveis para um canal DTC simplificado

  1. PIM (Product Information Management) = Gestão de dados do produto
  2. CMS (Content Management System) + Commerce + CRM = Sucesso
  3. Plataforma de integração de dados = escalabilidade
  4. ERP é chave
  5. Teste, teste, teste

 

A solução apresentada

  1. Solução escalável de e-commerce (Adobe/Magento)
  2. Aceleração através de parcerias estratégicas – bons parceiros são fundamentais para crescimento e escalada.
  3. DTC e B2B podem andar “de mãos dadas”

 

A Nestlé Gerber é a parte responsável pelas comidas de bebês da companhia. Produz mais de 400 tipos de produtos. Assim, precisavam de uma plataforma que atendesse o atual, mas que estivesse preparada para o futuro. Uma plataforma que conseguiria entender todos os pontos de contato, combinar com outras plataformas e trazer tudo que a companhia já tinha para uma URL.

Por que Magento?

Nestlé já usava Magento e tinha uma base de código e conhecimento que facilitou para a controladoria liberar plugins e formatos já utilizados em outras lojas. A abertura da API do Magento foi importantíssima para integração com o que já tinham.

As inscrições eram parte muito importante para o projeto, porque eles gostariam de dar a opção para pais, mães e babás poderem ter uma experiência personalizada e que sugerisse os produtos certos a serem recebidos mensalmente.

As recomendações de produtos dentro destes pacotes mudava conforme a evolução das crianças e as sugestões para os pais mudavam conforme este avanço. A loja tinha também uma sessão de Learning Center para ajudar os pais. 

A loja possui um suporte integral com experts sobre bebês para ajudar os clientes por vários canais, parte super importante para criar relacionamento e auxiliar os pais. As funcionalidades B2B ajudaram pequenos negócios a crescerem ao achar os produtos diretamente na plataforma.

 

Curtiu os insights? Continue acompanhando o nosso blog para conferir mais tendências vistas no Adobe Summit 2021!

Obrigado pela leitura até aqui. Será um prazer conversarmos melhor sobre as oportunidades que você identificou para o seu negócio!
47 3355 3160 – 
[email protected] – ou entre em contato pelo site hibrido.com.br/contato

 

Autores:

Nicolas Marchewsky, Chief Commercial Officer (CCO)

Camila Lopes, Sales Account Executive

Thiago Porfiro, Head of Business Solutions

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter

Acompanhe nossos insights e notícias do
mercado de ecommerce.

Acompanhe nossos insights e notícias do mercado de ecommerce.

Enviado com sucesso!