9 estratégias de SEO para trazer tráfego na Black Friday para seu ecommerce

O planejamento de SEO para a Black Friday do seu ecommerce é uma das principais estratégias para trazer tráfego durante a sexta-feira mais esperada do ano. Ela é tão importante quanto mídia online e e-mail marketing.

Planejar o SEO da sua loja virtual deve estar no topo do checklist para a Black Friday, pois leva em torno de um mês para os buscadores do Google fazerem a indexação e o ranqueamento das páginas de um site.

Dessa forma, selecionamos 9 estratégias de SEO para trazer mais tráfego durante a Black Friday e apoiar a alavancar as vendas do seu ecommerce no orgânico.

1. Pesquisar as palavras-chaves mais buscadas pelo consumidor na Black Friday

Não tem como falar de SEO e não falar em palavra-chave. E em época de Black Friday milhares de usuários buscam várias vezes ao dia por produtos ou marcas em busca do presente ideal para si mesmo. Sendo assim é ideal fazer uma pesquisa de palavras-chaves mais buscadas pelos consumidores, fazendo assim a otimização das páginas dos produtos e categorias do seu site.

Para saber tudo sobre SEO, assista a série SEO para ecommerce no nosso canal!

2. Criar landing page

Para começar a trabalhar com o SEO é preciso ter uma página específica falando sobre a Black Friday, por isso uma das estratégias é criar uma landing page (página por onde o visitante chega a um site). Ela tem grande importância no pré Black Friday, cujo objetivo principal durante essa época é captar leads e converter o tráfego em vendas.

É importante que essa página seja clara e que atraia o usuário. Deve ser planejado como será o layout dessa página e qual o conteúdo dela. Disponibilizará alguns produtos que vão estar em oferta? Colocará um cronômetro até a famosa “sexta-feira negra”? Ofertará novidades em primeira mão para quem se cadastrar? Independente da estratégia não esqueça de criá-la pensando nos seus clientes e futuros clientes.

Se você quer saber saber tudo sobre como se planejar para a Black Friday, adquira gratuitamente nosso ebook: Black Friday – Um mês em um dia.

3. Otimizar title

É fundamental utilizar a palavra-chave principal no title das páginas (título que aparece nos resultados de pesquisa), incluindo nela o termo Black Friday. Além disso é importante trabalhar chamadas no title nesta data. Ou seja, algo que chame atenção do cliente com argumentos de venda ou vantagens que faça o usuário entrar na sua página.

4. ­­Otimizar meta description

Na hora de escrever uma boa meta description para a Black Friday, vale qualquer argumento ou gatilho mental que você puder pensar para atrair o usuário a clicar no seu link, afinal nas meta descriptions não é necessário inserir palavras chave e ela é uma vitrine para sua loja na SERP do Google.

5. Otimizar urls

A URL não pode ser esquecida e é um dos principais fatores a serem mudados para a Black Friday. Deve-se inserir a palavra-chave principal junto com o termo “black-friday” nas urls tanto na landing page, quanto nos produtos definidos.

As urls da landing page também podem ser reaproveitadas para os próximos anos, por exemplo, se tiver uma página com o termo Black Friday com um bom posicionamento é possível utilizar a mesma url nos anos seguintes, pois já possui relevância orgânica.

6. Criar conteúdo

O conteúdo também é muito importante na otimização para essa data. Nele, tanto as descrições para produtos, quanto os artigos para blog são essenciais e devem ser relevantes incluindo a palavra-chave principal e palavras relacionadas.

Não se deve perder tempo na hora de criar conteúdo para blog, o ideal é começar já com sugestões de compras com seus produtos e vantagens para a Black Friday entre outras abordagens relacionadas.

7.  Adquirir links externos

Para conquistar uma relevância orgânica mais rapidamente no período que antecede a Black Friday, é importante divulgar a sua landing page. Um dos principais critérios de ranqueamento do Google são os links externos, por isso abuse das redes sociais para divulgar e gerar tráfego para a sua página.

Já em outros sites, vale um bom trabalho de relações públicas, procure por parceiros para divulgar o link da sua página da Black Friday e aumentar a sua visibilidade.

8. Página de produto

No caso da otimização dos produtos, há duas alternativas ideais para a Black Friday. Criar produtos específicos para a promoção com titles, meta descriptions e descrições, inserindo-os na página da categoria com estoque zerados até o dia. Ou, utilizar os mesmos produtos já existentes na loja e no dia da promoção aplicar o desconto.

Lembre-se sempre de criar descrições atrativas e otimizar todas as páginas com o termo Black Friday. Além disso, é importante revisar as páginas de produto com alta taxa de rejeição para fazer melhorias antes da data.

9. Indexar páginas

Como foi falado no início deste artigo, o Google demora para indexar, nesse caso, para acelerar a indexação das páginas da Black Friday deve-se atualizar o arquivo do sitemap.xml com as páginas que foram criadas e enviar no Search Console.

Outra ação importante, é fazer uma requisição de indexação manual na versão antiga do Google Search Console através da ferramenta “Buscar como o Google”. Esta ferramenta permite que você informe uma URL para que os crawlers passem por sua página e indexem ela.

Se você ainda não começou a planejar e colocar em prática o SEO para a Black é melhor se apressar. A data mais esperada do ano para os ecommerces está chegando. Invista nas estratégias e aumente seus números!

 

Posts Relacionados

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter

Acompanhe nossos insights e notícias do
mercado de ecommerce.

Acompanhe nossos insights e notícias do mercado de ecommerce.

Enviado com sucesso!

Vamos construir algo
incrível juntos.

Vamos construir algo incrível juntos.

Preenche abaixo e retornaremos para agendar uma conversa

A Híbrido está com a Havan desde a escolha pelo Magento Cloud como nova solução para ecommerce em 2019. Nesses anos, estamos evoluindo sempre as soluções que o online traz para os clientes da Rede, resultando em crescimento constante da operação.

A Híbrido está com a Havan desde a escolha pelo Magento Cloud como nova solução para ecommerce em 2019. Nesses anos, estamos evoluindo sempre as soluções que o online traz para os clientes da Rede, resultando em crescimento constante da operação.

Éder Varela

Gerente de e-commerce na Havan

A Híbrido está com a Havan desde a escolha pelo Magento Cloud como nova solução para ecommerce em 2019. Nesses anos, estamos evoluindo sempre as soluções que o online traz para os clientes da Rede, resultando em crescimento constante da operação.

A Híbrido está com a Havan desde a escolha pelo Magento Cloud como nova solução para ecommerce em 2019. Nesses anos, estamos evoluindo sempre as soluções que o online traz para os clientes da Rede, resultando em crescimento constante da operação.

Éder Varela

Gerente de e-commerce na Havan