8 dicas básicas para seu ecommerce de moda

Iniciar um negócio na internet já pode ser desafiador por natureza. Ainda mais se falarmos de moda, que envolve muito desejo, interesse, reputação e admiração em uma compra – diferente de um produto commodity que é claro seu valor e benefício. Esse segmento tem suas particularidades que merecem atenção desde o início do projeto. São algumas dicas básicas que podem ajudar seu negócio a ter uma aparência profissional, independentemente de seu tamanho. Selecionamos os principais itens que merecem sua atenção.

1)Encontre seu público

Não tente agradar todo mundo, sua loja provavelmente já deve ter um estilo definido. Tente conhecer e entender quem são essas pessoas que se identificam com seu estilo e comunique-se diretamente com elas. Roupas de festa dificilmente vão chamar a atenção de alguém que costuma sair muito pouco, já estilos mais profissionais, não agradam quem busca algo para praticar esportes. Entender seu público facilitará o direcionamento de seus esforços em divulgação e até mesmo na hora de planejar coleções.

2)Teste seu produto

Tenha em mente que você dificilmente irá acertar uma coleção como um todo, principalmente no início, quando você ainda está testando sua loja. Defina quais produtos colocar em destaque e avalie os que convertem melhor. Sabendo disso, deixe uma parte do estoque sempre reservada para os queridinhos, e reserve um espaço menor para testar novos produtos. Por se tratar de uma loja online, temos muitas métricas disponíveis para nos ajudar, então avalie principalmente que produtos convertem melhor e como é sua curva ABC de vendas. São números essenciais para ajudar você a acertar cada vez mais em suas coleções.

3)Capriche no visual da loja

Sem dúvidas, esse é um dos pontos mais importantes quando falamos em um e-commerce de moda. Tenha um visual que desperte desejo, que seja fácil de entender e que transpareça os valores da sua marca. Isso acontecerá, principalmente, com fotos e banners (precisando de ajuda com seus banners? Veja isso! ) e também com o layout e disposição da loja como um todo. Para que você possa se manter atual e com destaque para as peças, nossa dica é que você opte por layouts minimalistas, onde é possível mudar toda a cara da sua loja alterando apenas os banners e as imagens.

4)Invista em fotos

Falando na aparência de sua loja, o que realmente vai chamar a atenção de seu visitante são as fotos de seus produtos. Portanto não menospreze a importância de investir em fotos de qualidade para demonstrar sua coleção. As fotos devem ser nítidas, com cores fiéis à peça original e em produções harmoniosas adequadas ao estilo do seu público. Fotos externas dificilmente funcionam bem, porque têm muitas distrações que tiram o foco das peças. Mas nem por isso, você precisa ficar preso ao tradicional fundo branco. Explore ângulos e elementos que agregam sem prejudicar a atenção ao produto.

 

5)Crie descrições vendedoras

As especificações técnicas no produto são de extrema importância, mas você não pode confiar que apenas elas irão converter suas vendas. É importante que você, além dessas informações, crie descrições vendedoras de seus produtos. Explique sua peça, dê sugestões de uso e até mesmo conte uma história sobre esse produto. Todas essas informações são ricas, e com certeza irão te ajudar na hora da venda. Outro ponto positivo dessas descrições é que ainda por cima, elas poderão te ajudar a ser encontrado no Google mais facilmente.

6)Medidas são importantes

Comprar roupas online pode ser uma situação diferente, principalmente para os clientes em primeira compra. Não provar antes de pagar pode gerar dúvidas que impeçam a venda e, por isso, é importante completar todas as informações relacionadas a medidas e tamanhos de suas peças. Tente ser específico medindo vários pontos, como busto, cintura, mangas, etc. Ilustrações mostrando as medidas e vídeos explicando como o cliente deve tirar essas medidas são de grande ajuda. Isso tudo deve deixar o cliente com mais certeza da compra.

7)Cuide de sua vitrine

Assim como em uma loja física, sua vitrine é um primeiro contato do cliente com sua loja. É importante manter produtos mais vendidos logo no início, já que eles costumam ter uma boa conversão. Também é interessante apresentar as novidades para aqueles que já conhecem sua loja e visitam com frequência. Tenha certeza de sempre ter algo diferente, já que não há nada mais entediante do que visitar uma loja que é sempre igual, principalmente quando se trata de moda.

8)Conecte-se a redes sociais

De nada adianta ter uma loja perfeita se ela não é vista, não é mesmo? Aproveite que você já pesquisou sobre o seu público e utilize essas informações para definir quais redes sociais você deve estar, e como agir nelas. Crie conteúdo, busque influenciadores do seu nicho, aposte em imagens bem feitas. Essa com certeza será uma maneira importante de trazer clientes para o seu site, e também se relacionar com quem já é seu cliente.

Essas foram algumas dicas básicas, porem eficientes para lhe ajudar com seu negócio de moda na internet. Colocado isso em prática, você estará pronto pra vender moda, e também para encarar os próximos desafios do seu e-commerce. Se tiver alguma outra dica que dê muito certo em sua loja de moda, não esqueça de contar pra gente nos comentários.

 

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A Híbrido está com a Havan desde a escolha pelo Magento Cloud como nova solução para ecommerce em 2019. Nesses anos, estamos evoluindo sempre as soluções que o online traz para os clientes da Rede, resultando em crescimento constante da operação.

A Híbrido está com a Havan desde a escolha pelo Magento Cloud como nova solução para ecommerce em 2019. Nesses anos, estamos evoluindo sempre as soluções que o online traz para os clientes da Rede, resultando em crescimento constante da operação.

Éder Varela

Gerente de e-commerce na Havan

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