7 dicas para dar o pontapé inicial no planejamento da sua Black Friday

Black Friday 2021

A Black Friday está chegando é o evento que mais movimenta o comércio eletrônico. O melhor caminho é preparar o seu e-commerce para ter sucesso e se planejar criando estratégias de marketing para essa operação. 

Na edição do ano passado criamos nosso Guia Definitivo para a Black Friday para aplicar no seu negócio em equipe e com parceiros (plataforma, agência, atendimento, etc.), esse ano atualizamos nosso checklist com base em pesquisas e resultados para você conseguir se programar com antecedência, e garantir resultados ainda melhores nesta ação de 2021.

 De acordo com o estudo Neotrust/Compre&Confie, os e-commerces faturaram um total de R$ 7,72 bilhões e apontou que, no total, foram realizados 13,01 milhões de pedidos entre a Black Friday e a Cyber Monday em novembro de 2020, e esse ano o crescimento continuará bastante sólido segundo o relatório Future Shopper Report 2021. 

É uma grande oportunidade para a sua empresa aumentar o número de vendas e o tráfego no site. 

Para te ajudar a iniciar esse planejamento, preparamos 7 dicas abaixo para dar o pontapé inicial no planejamento da Black Friday 2021.

Qual é o objetivo da Black Friday?

O principal objetivo é acelerar as vendas, reforçar o branding da sua empresa, dar um atendimento com excelência ou fidelizar os clientes?  Antes de reunir os descontos dos produtos é necessário analisar o que vai ser mais viável para sua empresa naquele momento, vai ser rentabilidade? esvaziar o estoque? captar novos clientes? É preciso que se tenha clareza no objetivo dessa ação para seguir os próximos passos.  

Traga seus fornecedores para a mesa

Faça o planejamento com a participação dos seus fornecedores. Defina os objetivos da campanha, controle de estoque e veja a possibilidade de trabalhar com o estoque no próprio fornecedor, isso ajudará na redução dos custos logísticos. 

Selecione o mix e defina os descontos

 É importante se reunir com o comercial e os fornecedores e escolher qual mix será trabalhado nas campanhas e qual será o foco na comunicação. Outro ponto fundamental é usar os carros-chefes, para chamar atenção dos clientes nas campanhas. Sugerimos trabalhar com um desconto base de

10% a 15% e preparar os produtos do seu estoque para deixar no topo. 

Organize uma equipe de plantão

É muito importante ter uma equipe de plantão para solucionar problemas que possam aparecer, seja: técnicos, logísticos e de marketing. 

Defina uma meta de receita total e divida-a em alguns períodos

O primeiro passo é definir quais metas vão ser usadas nas vendas, espere 20% até as 6h, 10 a 15% provavelmente irá acontecer entre a meia noite e 1h da manhã e depois, das 6h às 16h crie outros planos e na reta final deve acumular 40% das vendas.

Monte um dashboard e traga a equipe toda para perto

 Utilize ferramentas em tempo real que trarão dados de desempenho da loja fundamental para manter a equipe informada. Indicamos algumas que são gratuitas: o Google Analytics, ou pagas, Cyfe ou Geckoboard podem ajudá-lo.

Acerte sua entrada nos marketplaces e participe das promoções nos marketplaces

Vender no marketplaces é uma ótima estratégia na Black Friday para o seu negócio, a grande parte deles são:  Americanas, Submarino, Ponto Frio, MercadoLivre, Walmart. É possível participar até 30 dias antes da Black Friday aproveite e destaque as promoções dos produtos nesses canais.

 

Gostou do conteúdo? Então baixe o checklist completo da Black Friday e coloque a mão na massa! 

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A Híbrido está com a Havan desde a escolha pelo Magento Cloud como nova solução para ecommerce em 2019. Nesses anos, estamos evoluindo sempre as soluções que o online traz para os clientes da Rede, resultando em crescimento constante da operação.

A Híbrido está com a Havan desde a escolha pelo Magento Cloud como nova solução para ecommerce em 2019. Nesses anos, estamos evoluindo sempre as soluções que o online traz para os clientes da Rede, resultando em crescimento constante da operação.

Éder Varela

Gerente de e-commerce na Havan

A Híbrido está com a Havan desde a escolha pelo Magento Cloud como nova solução para ecommerce em 2019. Nesses anos, estamos evoluindo sempre as soluções que o online traz para os clientes da Rede, resultando em crescimento constante da operação.

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Éder Varela

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