As 6 integrações indispensáveis para o seu e-commerce

Uma integração de e-commerce agiliza processos internos e impulsiona as vendas do seu comércio digital. Mas você sabe quais os recursos que esse sistema deve conter? Confira as integrações essenciais antes de montar a sua loja virtual.

O e-commerce é a principal estratégia para vender mais na internet e ampliar seu mercado. A integração dos diversos sistemas da sua empresa com a plataforma de vendas digital agiliza tempo e economiza recursos, garantindo rapidez e qualidade nas entregas, deixando para trás uma rotina manual e custosa.

Confira abaixo quais as 6 integrações mais indispensáveis para implementar no seu e-commerce.

1) Sistema ERP

Na prática, a integração com sistema de gestão ERP (Enterprise Resource Planning) possibilita dar baixa nos itens de estoque quando uma venda é realizada na loja, atualizar o fluxo financeiro, emitir notas fiscais eletrônicas, atualizar o andamento do pedido ao cliente, entre outras funções, tudo automaticamente. Assim, você evita erros mecânicos e garante rapidez nas operações de rotina do seu e-commerce.

2) CRM – Customer Relationship Manager

O Sistema de Relacionamento com o Consumidor – CRM na sigla em inglês – é utilizado para obter uma visão ampla ao administrar os dados de comportamento e compra de cada cliente. A integração com o CRM disponibiliza informações como frequência de compra, momento de decisão ou desistência e ticket médio, que ajudam a planejar estratégias para as campanhas de marketing segmentadas.

3) Meios de pagamento

Quanto mais opções de pagamento você fornecer, maiores as chances de fechar uma venda. Para obter um sistema diversificado de pagamento é necessário integrar os diferentes meios – boleto bancário, cartões de débito e crédito, transferências e intermediadores como Mercado Pago, PagSeguro e Paypal. Portanto, a integração simplifica lançamentos financeiros e confere mais confiança aos clientes, significando ainda segurança a mais nas transações para os lojistas.

4) Marketplaces

Apostar em marketplaces é uma maneira simples de disponibilizar seus produtos nos sites das maiores varejistas do país e aumentar as vendas online. Essa integração aumenta o alcance da sua loja, para que mais consumidores possam acessar e adquirir seus produtos. A integração sincroniza as informações de preço e estoque nas duas (ou mais) plataformas – loja virtual própria e sites de venda, como Mercado Livre, por exemplo – centralizando a administração da sua loja em um único sistema.

5) Logística e opções de frete

O frete é um elemento crucial para o sucesso das lojas virtuais hoje. Tanto valor, quanto rapidez de entrega são fatores que determinam a decisão de compra, já que mais de 50% dos clientes desistem de comprar algo por conta de um alto valor de frete

Por isso, é importante oferecer as opções de entrega mais buscadas pelos consumidores, como frete econômico – que custa menos e pode levar mais tempo para chegar, no caso do cliente não ter pressa para receber o produto -, frete normal, frete grátis, entrega rápida/expressa ou retirada na loja. 

Para assegurar maior rapidez na entrega é preciso organizar o sistema de logística através da integração com o e-commerce, gerando o pedido para a transportadora, atualizando o estoque da loja e informando cada etapa de entrega ao cliente. De preferência em tempo real ou, pelo menos, sem atrasos.

6) Comunicação e ações de marketing

Integrar os sistemas de marketing à sua loja permitirá que você segmente sua base de consumidores e envie mensagens e promoções personalizadas aos grupos que se encontram em diferentes estágios do funil de marketing e com diferentes hábitos de compra. Desta forma, reter e fidelizar clientes se torna muito mais fácil e automático.

Com a integração de Google Ads e Facebook Ads ainda é possível divulgar e atrair novos clientes para sua loja através das redes sociais. Já com o Google Analytics você pode avaliar os acessos em cada página, bem como a taxa de conversão – aqueles acessos que se converteram em compras – para obter informações estratégicas e otimizar seus recursos para campanhas de marketing mais eficazes.

Integração Inteligente de Sistemas

Essas são as interações fundamentais a serem feitas em qualquer sistema de e-commerce. A integração automatiza os processos, reduzindo as chances de erros manuais e ainda fornece informações internas que auxiliam na tomada de decisões e propiciam o aumento de vendas.

Outro ponto que agrega proteção para você e para seus clientes na aprovação dos pedidos, juntamente aos meios de pagamento, é a escolha de um bom antifraude. A Konduto, empresa parceira da Híbrido, explica aqui como escolher uma solução de combate à fraude. Vale a pena conferir para se proteger de forma completa.

Agora que você já sabe quais recursos priorizar na hora de escolher o sistema de integração para sua loja online, entre em contato com a Híbrido para implementá-lo de forma segura e inteligente.

Por aqui, reunimos um time especializado e apaixonado por alavancar negócios que buscam crescer com o melhor da tecnologia. Conheça nossos cases de sucesso e saiba como poderemos ajudar você nessa jornada!

Fontes: Beymard Institute; Bling; e-Commerce Brasil; Moovin.

 

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A Híbrido está com a Havan desde a escolha pelo Magento Cloud como nova solução para ecommerce em 2019. Nesses anos, estamos evoluindo sempre as soluções que o online traz para os clientes da Rede, resultando em crescimento constante da operação.

A Híbrido está com a Havan desde a escolha pelo Magento Cloud como nova solução para ecommerce em 2019. Nesses anos, estamos evoluindo sempre as soluções que o online traz para os clientes da Rede, resultando em crescimento constante da operação.

Éder Varela

Gerente de e-commerce na Havan

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