6 fontes de ideias para montar um e-commerce

Iniciar um projeto de sucesso depende de muitas variáveis, tanto do ponto de vista mercadológico como também de questões relativas a feeling, isto é: sensibilidade e criatividade do empreendedor. Como uma pesquisa sem direcionamento é uma pesquisa que não chega a lugar algum, apresentamos ao longo deste post uma lista contendo os melhores recursos para dar uma direção e estabelecer diretrizes gerais de por onde começar um e-commerce. Confira a seguir!

COMECE BUSCANDO DENTRO DE VOCÊ MESMO

Todo empreendedor é, antes de tudo, um consumidor. Inegavelmente, todos nós consumimos do momento em que acordamos e acendemos o abajur da cômoda ao momento que vamos dormir. Se adotarmos uma postura empreendedora, certamente perceberemos, ao longo desta jornada diária, a ausência ou deficiência de produtos ou serviços que consideramos ideais. Assim, antes de vasculhar a internet por nichos e segmentos dos quais você não entende absolutamente nada, é sempre bom utilizar a sua própria experiência pessoal como um ponto de partida. Isso amplia, inclusive, as chances de encontrar um produto no qual você acredite e pelo qual seja apaixonado.

BUSQUE POSSIBILIDADES DE INOVAÇÃO NO COMÉRCIO FÍSICO DO SEU BAIRRO

O desenvolvimento de um produto ou serviço inédito pode não ser o melhor caminho para o sucesso do negócio. Em alguns casos, o esforço necessário para a invenção ou desenvolvimento de um produto exclusivo é caro e desnecessário. Assim, o empreendedor não pode fechar os olhos a possibilidade de trazer algumas inovações simples para um produto que já existe em lojas físicas ao comércio eletrônico, usando e abusando de suas ferramentas e recursos diferenciados. A título de exemplo, podemos pensar em uma padaria virtual, na qual o cliente pode realizar seu pedido de véspera, ou mesmo personalizar entregas periódicas durante todo o mês, recebendo sempre pão quentinho e leite fresco no conforto de seu lar e no horário convencionado, poupando preciosos minutos antes de sair para o trabalho. Essa foi a ideia por trás do sucesso da canadense Yummy Tummy Soup Company, que iniciou suas atividades entregando sopas a domicílio. Podemos citar, ainda, o case da carioca zíper, pioneira na entrega de conveniências e utilidades domésticas em horários alternativos.

FIQUE ATENTO AS TENDÊNCIAS ONLINE

A internet é uma fonte praticamente inesgotável de ideias para quem deseja empreender e, portanto, não podemos ignorá-la. Acompanhar publicações em redes sociais e sites especializados é uma forma de entender o que o consumidor quer e identificar as tendências do mercado. Fique atento às hashtags e aos assuntos e produtos que despertam interesse do público.

CONHEÇA O SEU NICHO

Um nicho pode ser considerado como um grupo de pessoas que busca soluções para o mesmo problema ou, ainda, uma comunidade virtual de pessoas que compartilham um interesse em comum. Ao contrário do que geralmente ocorre no comércio físico, pequenos negócios virtuais que focam em determinado nicho podem ser bastante lucrativos. Mesmo que o produto não seja voltado a uma massa de consumidores, ele pode se destacar em pesquisas específicas em ferramentas de busca e a empresa pode se tornar uma referência no assunto. Para saber mais sobre os nichos, acesse este estudo elaborado pelo SEBRAE!

ACOMPANHE OS PASSOS DOS LÍDERES DE MERCADO

Seguir publicações das grandes empresas que competem em um setor ou nicho faz com que o empreendedor tenha contato direto com os lançamentos e todas as outras novidades no que diz respeito a abordagens e conceitos em tempo real. No entanto, é importante ressaltar que não estamos falando de plágio ou cópias baratas, mas sim de uma fonte de inspiração e uma forma entender a direção em que o mercado caminha antes mesmo que as coisas aconteçam. Não se esqueça de buscar inspirações também no mercado internacional, como o americano, que é sempre repleto de cases comentados das grandes empresas.

ANALISE SEU PRODUCT/MARKET FIT

Product/market fit é um termo que tem suas origens ligadas à indústria de tecnologia da informação norte-americana. Trata-se de uma análise a respeito do grau em que determinado produto satisfaz uma forte demanda por parte do mercado. No contexto de uma pequena loja virtual no início de sua trajetória, é fundamental que o produto se encaixe com o mercado. Lembre-se: o comércio eletrônico também é comércio! Um produto sem o interesse dos clientes não terá uma boa saída e isso vale tanto para lojas físicas como para lojas virtuais. Podemos concluir que as dicas e vestígios para um negócio de sucesso estão espalhados por toda parte. O empreendedor deve aguçar seus sentidos para percebê-los e interpretá-los. Certamente, essa não é uma habilidade que se conquista da noite para o dia, mas é preciso praticar e não desistir no primeiro tropeço. Por fim, resta advertir que uma boa ideia e um bom produto são requisitos necessários, porém não suficientes para o sucesso do negócio.

Assim, se você está confiante com o seu produto, é hora de começar a testá-lo entre amigos e familiares, bem como realizar uma pesquisa de mercado e aprender mais sobre o nicho. Comente contando suas ideias para um e-commerce inovador, suas dúvidas sobre como abrir esse tipo de negócio e não deixe de contar com a ajuda da Híbrido na sua jornada!

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A Híbrido está com a Havan desde a escolha pelo Magento Cloud como nova solução para ecommerce em 2019. Nesses anos, estamos evoluindo sempre as soluções que o online traz para os clientes da Rede, resultando em crescimento constante da operação.

A Híbrido está com a Havan desde a escolha pelo Magento Cloud como nova solução para ecommerce em 2019. Nesses anos, estamos evoluindo sempre as soluções que o online traz para os clientes da Rede, resultando em crescimento constante da operação.

Éder Varela

Gerente de e-commerce na Havan

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