5 dicas para manter uma navegação mais clara e efetiva em sua loja online

Usabilidade, uma palavra que é sinônimo de facilidade de uso. Se um produto é fácil de usar, o usuário tem maior produtividade: aprende mais rápido, memoriza as operações e comete menos erros. Separamos 5 dicas interessantes de como manter a navegação mais clara para seu cliente enquanto está em sua loja:

1. Consistência:

Tenha unidade na aparência. Um dos principais pontos a serem destacados quando o assunto é compras online é a fácil identificação de botões e abas de navegação e a unidade que elas tem entre si em diferentes páginas. O mesmo serve para textos que possam ser clicados ou não.

2. Entenda as informações a serem destacadas antes de desenhar a interface da sua loja

muitos designers e desenvolvedores costumam criar ecommerces e posteriormente incluir o conteúdo sem antes entender o tipo de produto ou serviço que lá será comercializado. Lembro que é essencial conhecer o conteúdo para que fique claro os detalhes específico de cada tipo de compra. Afinal de contas, você por exemplo, não compra uma fruta da mesma forma que compra um cerveja no mercado, diferentes produtos, diferentes pontos a serem destacados na hora de colocar no carrinho.

3. Simplifique

Nos botões de navegação procure usar fontes regulares com fácil legibilidade, cores simples e de bom contraste, deixando abas e áreas de clique suficientemente grandes para um clique ou toque fácil. Procure evitar exagero no uso de gráficos e degradês, manter as coisas simples pode ser mais efetivo.

4. Mantenha os botões de ação no lado direito

Logicamente essa não é uma regra definitiva, já que em alguns projetos mais conceituais essa possa ser uma mudança que traga mais atitude ao projeto. Mas as pessoas costumam ler da esquerda para direita e essa lógica se aplica também no ecommerce. Faça uma analise rápida e conte quantas lojas você já viu com o botão de comprar no lado esquerdo.

5. Boas mensagens de erro

Situações de erros de usabilidade devem ser identificados e modificados na loja. Porém se o usuário esquecer de algum campo obrigatório traga uma mensagem de forma clara e que indique perfeitamente o que deve ser feito para continuar.

Uma navegação concisa e clara é muito importante para manter os visitantes confortáveis e diminuir a taxa de rejeição no seu ecommerce. Afinal de contas o cliente pode estar procurando por algo muito específico e o que nós não queremos é que nesse momento a navegação da sua loja complique ainda mais essa busca.

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A Híbrido está com a Havan desde a escolha pelo Magento Cloud como nova solução para ecommerce em 2019. Nesses anos, estamos evoluindo sempre as soluções que o online traz para os clientes da Rede, resultando em crescimento constante da operação.

A Híbrido está com a Havan desde a escolha pelo Magento Cloud como nova solução para ecommerce em 2019. Nesses anos, estamos evoluindo sempre as soluções que o online traz para os clientes da Rede, resultando em crescimento constante da operação.

Éder Varela

Gerente de e-commerce na Havan

A Híbrido está com a Havan desde a escolha pelo Magento Cloud como nova solução para ecommerce em 2019. Nesses anos, estamos evoluindo sempre as soluções que o online traz para os clientes da Rede, resultando em crescimento constante da operação.

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