4 práticas do CRM para aumentar a produtividade do seu e-commerce

A era dos dados chegou. Sua loja virtual está preparada para extrair e utilizá-los ao seu favor? Descubra como o CRM melhora a relação com seus clientes, trazendo mais agilidade nos processos do seu e-commerce. 

A transformação digital já é realidade – o mundo online é menos estático e torna as atividades muito mais dinâmicas do que antes. Comprar é uma delas. E, se a tecnologia alterou a forma de consumo, precisamos entender como podemos aproveitar ao máximo as oportunidades que surgem. Mesmo para quem já está inserido no cenário digital, operando o próprio e-commerce, por exemplo, precisa encontrar maneiras de aumentar a produtividade do seu negócio e superar a expectativa dos clientes.

Em outras palavras, no comércio eletrônico é preciso manter a experiência dos consumidores como principal foco. Portanto, para atrair clientes e evitar a frustração dos consumidores atuais, as lojas virtuais não podem continuar trabalhando com os métodos defasados das lojas físicas.

Nesse sentido, empresas que adotam as boas práticas de um sistema de Gestão de Relacionamento com o Consumidor, conhecido pela sigla CRM (Customer Relationship Management), registram um salto de produtividade nos processos internos e sucesso em vendas.

 

O poder dos dados

O CRM é uma forma de manter uma relação ágil e próxima com o cliente. Na prática, ele é a união de ferramentas disponíveis em software que coleta informações sobre os hábitos de compra de consumidores e possíveis clientes do seu site. Ele forma uma espécie de central de dados que concentra informações básicas, como nome, e-mail e endereço, mas também registros das últimas compras, preferências e gostos, ticket médio, entre outros dados relevantes que sua empresa pode explorar.

Desta forma, contar com um CRM no seu e-commerce ajuda você a entender o processo de compra do usuário, podendo intervir de forma inteligente para facilitar a conversão. 

Confira a seguir as práticas do CRM que aumentam a produtividade do seu e-commerce:

 

1) Envio de ofertas personalizadas

Qual tipo de e-mail você acredita que estimula mais a compra: aquele com mensagens e ofertas gerais e aleatórias ou aquele com os produtos que você realmente tem interesse? 

O CRM possibilita o mapeamento de navegação de cada usuário na sua loja, analisando os produtos e as categorias que ele visitou para então disparar e-mails com as promoções e indicações personalizadas.

O e-mail marketing personalizado apresenta taxas de conversão muito superiores do que e-mails generalizados.

 

2) Atendimento mais ágil

O atendimento eficiente e satisfatório é um dos fatores que mais deixa o cliente com uma boa percepção sobre a loja, podendo assim, fidelizá-los. Por isso, a redução de tempo de espera e uma comunicação assertiva são essenciais para o atendimento de um e-commerce.

Com CRM isso é possível, já que o sistema armazena uma ficha de dados completos do cliente, possibilitando que suas dúvidas e problemas sejam solucionados rapidamente. 

Nesta ficha estão disponibilizados dados como a situação do pedido atual, histórico dos demais pedidos, contatos em diferentes plataformas, e-mail enviados, entre outros, que irão auxiliar o atendente a prestar um atendimento muito mais satisfatório.

 

3) Identificar desistências no carrinho de compras

No meio de uma compra são inúmeros os fatores que levam um cliente desistir da compra. Valor do frete e tempo de entrega costumam ser um dos mais comuns. Mas como saber com certeza?

Um dos melhores benefícios de ter um CRM implementado é poder receber relatórios sobre o abandono de carrinhos no seu e-commerce. Com essas informações disponíveis, fica mais fácil analisar e compreender o principal empecilho para a realização da compra e, em seguida, aplicar melhorias para amenizá-lo.

Outra possibilidade é o envio automático de e-mail aos usuários que, apesar de terem adicionado itens ao carrinho, não finalizaram a compra. A mensagem pode lembrá-los ou motivá-los a concluírem a ação de compra, aumentando as taxas de conversão.

 

4) Alcance mais pessoas

Até agora falamos como manter uma relação próxima aos seus clientes para ter mais sucesso com sua loja virtual. Porém, é sempre importante atrair novos clientes e o CRM fornece informações muito úteis nesse sentido.

Os relatórios de desempenho em campanhas permitem analisar estatísticas de divulgação, como número de visitas, taxa de conversão, a origem de acessos e pedidos, etc. para planejar ações de marketing mais eficientes.

Ao conhecer melhor seu público, você saberá onde encontrá-los. Os relatórios do CRM permite ainda entender quais mídias, isto é, sites parceiros, blogs, redes sociais e links patrocinados que dão retorno esperado ao seu negócio. 

Desta maneira, fica intuitivo saber onde investir na hora de elaborar campanhas de marketing muito mais assertivas e eficientes.

Essas são as principais vantagens e benefícios de implementar um sistema CRM. Agora que você sabe como o CRM estreita a relação com os clientes e amplia suas oportunidades de venda, entenda como a Híbrido pode ajudar você a tirar melhor proveito da era de dados e impulsionar seus negócios digitais.

Por aqui, contamos com um time inteiro para te auxiliar nessa jornada! Entre em contato 🙂

Quer saber mais? Para acompanhar todas as novidades, siga a gente no Instagram e LinkedIn.

 

Fontes: Moovin; Wirecard; Loja Integrada; Rock Content.

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter

Acompanhe nossos insights e notícias do
mercado de ecommerce.

Acompanhe nossos insights e notícias do mercado de ecommerce.

Enviado com sucesso!