4 dicas para transformar depoimentos em potentes ferramentas de vendas online

O público consumidor de hoje é completamente diferente daquele de alguns anos atrás. Antigamente, a propaganda seguia em apenas uma direção: das empresas — através de anúncios e estratégias de publicidade — para o maior número possível de consumidores. Porém, os clientes de hoje já não aceitam isso tão facilmente. Eles correm atrás do que desejam e buscam embasar ao máximo sua opção de comprar ou não de certa marca. E o empreendedor inteligente precisa se adaptar a essa situação e tirar proveito com as melhores táticas disponíveis.

Uma dessas estratégias é a de usar depoimentos sobre a sua empresa. Afinal, você mesmo deve se lembrar de situações em que optou por uma marca e não por outra por causa de um feedback positivo de um cliente. Isso garante mais confiança e, consequentemente, aumenta o número de negócios fechados.

Ficou interessado? Então confira o texto a seguir e veja as melhores dicas para transformar depoimentos em poderosas ferramentas de venda!

Não abra mão do Follow-up

Depoimentos positivos e eficazes raramente acontecem por si mesmos. Portanto, além de dar o seu melhor para oferecer o melhor produto ou serviço ao consumidor, com boa relação custo benefício e atendimento de qualidade, para obter os feedbacks que vão beneficiar seu negócio, é preciso correr atrás do comprador no pós-venda.

Use o follow-up para verificar se o consumidor ficou satisfeito com seu produto, use o feedback para melhorar seus serviços, fidelize o cliente com soluções para possíveis problemas encontrados e, ainda, aproveite para pedir autorização para publicar a opinião do consumidor na sua página. Aqui, lembre-se de que é possível fazer algumas adaptações a fim de deixar o texto mais legível e correto, desde que não haja omissão de informações nem alteração de sentido.

Aceite também as críticas e reclamações

Não devemos apenas investir em testemunhos elogiosos ou que falem da satisfação do cliente com o produto. Isso passa um ar de mundo perfeito e pode gerar mais desconfiança do que certeza em quem lê.

Ter uma página em que o próprio cliente pode dar sua opinião (que, claro, pode e deve passar por um moderador antes de ser publicada) é uma excelente ideia nesse sentido, já que mostra ao consumidor que os comentários ali não são apenas aqueles selecionados cuidadosamente pela empresa para melhorar sua própria imagem, mas sim uma coletânea de mensagens sinceras e autênticas.

Mesmo dúvidas e reclamações podem se tornar uma amostra positiva do trabalho da empresa quando esta se propõe a resolver as questões apontadas de maneira satisfatória e rápida, mostrando que se preocupa com seus clientes e a qualidade de seus serviços ou produtos.

Invista na apresentação

Para que os depoimentos tenham o sucesso que você espera, é preciso apresentá-los com louvor. Depois de colher e construir o layout perfeito, você vai precisar de uma apresentação profissional: os visitantes não devem ter que procurar muito a fim de encontrar os testemunhos nem devem se sentir desapontados pela má apresentação ou falta de informação dos mesmos.

Pelo contrário, você deve garantir que eles fiquem claramente visíveis em várias páginas do seu site e que sua seção seja de bom gosto e visual agradável. Certifique-se de preenchê-las com uma variedade de opiniões, mas sem encher demais a página. Nomes reais e fotos podem ajudar a ganhar credibilidade e atrair mais a atenção de quem está visitando seu endereço virtual.

Não se esqueça do Social Proof

O social proof ou aprovação social, também conhecido em português como validação social, vem sendo muito estudado nos últimos anos. Esse conceito nos diz que, quando algo conta com o apoio ou aprovação pública de diversas pessoas, existe uma tendência mais forte de que outros indivíuos também o façam! E tendo noção dessa realidade, vemos a importância que os depoimentos podem ter na hora que um cliente estiver na dúvida entre fechar ou não negócio com você.

Quando os testemunhos demonstram validação social, portanto, suas chances de vendas disparam!ja

E você, já teve experiências positivas com depoimentos de clientes? Conte para a gente nos comentários e conte com  a Híbrido para te ajudar a transformar esses feedbacks em ferramentas poderosas para captar mais vendas!

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A Híbrido está com a Havan desde a escolha pelo Magento Cloud como nova solução para ecommerce em 2019. Nesses anos, estamos evoluindo sempre as soluções que o online traz para os clientes da Rede, resultando em crescimento constante da operação.

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Éder Varela

Gerente de e-commerce na Havan

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