Uma das partes mais importantes da criação de um negócio é também uma das que mais gasta tempo e gera dúvidas: a escolha do nome. É essa decisão que vai definir a marca que acompanhará o empreendimento durante todo o seu tempo de vida, por isso, é essencial que a escolha seja bem pensada, estando de acordo com o que a empresa quer buscar e com seu posicionamento no mercado.
Para te ajudar a decidir por um nome que efetivamente ajude sua companhia a crescer, elencamos algumas dicas importantes que podem servir como parâmetro. Assim, você pode garantir uma marca forte e pronta para buscar o sucesso. Confira!
VERIFIQUE A DISPONIBILIDADE
Evite confusões: certifique-se de escolher um nome único. Ter um nome muito parecido com o de outro empreendimento pode gerar alguns problemas, como uma disputa pelo direito de utilizar tal marca ou confusão por parte do público por não saber exatamente qual empresa é qual.
Além disso, ter um nome semelhante ao de outra organização vai atrapalhar na hora em que o consumidor quiser encontrar ambos online, pois domínios e palavras-chave de busca podem acabar sendo bastante próximos. Para evitar essas situações, verifique em sites como o registro.br se o domínio está disponível, e no site do próprio INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial, órgão que regula registros de marcas no Brasil) se a sua ideia de nome já não existe.
Para facilitar o processo de procura por um domínio disponível, você pode contar com ferramentas que geram automaticamente nomes que ainda não foram utilizados em sites da web. Esses aplicativos podem dar boas ideias e ótimas alternativas para nomear seu negócio. Se você se interessar por esta alternativa, recomendamos que conheça o Lean Domain Search , Business Name Generator e o Naminum . Não se esqueça de validar o domínio nas mídias sociais também. Para isso, consulte o Name Chk ou The Name App .
PESQUISA EM DIVERSOS IDIOMAS
Mesmo que você não tenha a intenção de expandir seu negócio para fora do Brasil, é importante pesquisar o nome escolhido em vários idiomas para certificar-se de que nenhuma gafe está sendo cometida. Nomes mal pensados nesse sentido podem fechar portas e afastar oportunidades que poderiam chegar até você.
Acesse o Google Tradutor , selecione a detecção automática da língua do texto inserido, escreva o nome escolhido e verifique qual a sugestão de idioma e de tradução que a ferramenta apresenta. Assim, você fica com a segurança de que, caso algum cliente do exterior se interesse pelo seu produto ou serviço, o nome da empresa não será uma barreira.
ESCOLHA NOMES FÁCEIS E DE PERSONALIDADE
Cuidado com nomes confusos ou difíceis de pronunciar. Uma marca se consolida com mais facilidade se ela for lembrada sem problemas pelo público e não deixa dúvidas sobre como é escrita ou falada. Por isso, evite complicar demais e opte por um nome simples que se relacione com o que você deseja para o seu negócio. Isso fará com que sua empresa seja mais facilmente encontrada na internet e mais difundida pelo público através das conversas casuais.
DEIXE AS COISAS CLARAS
Outro erro que pode ser fatal são os nomes que te distanciam do seu negócio. Se você trabalha com calçados, por exemplo, não dê um nome que remeta a elementos de outro ramo. Utilizar palavras-chave também pode ajudar, uma vez que dificilmente alguém, a princípio, vai pesquisar exatamente pela sua marca, mas sim por “loja de sapatos”, por exemplo.
Certifique-se de estar em sintonia com o seu modelo de negócio, evitando perder clientes simplesmente porque eles não conseguem identificar com o que você trabalha ou te encontrar através do nome.
Chegou a sua vez de nos contar: como foi ou como está sendo o processo de criação do nome da sua empresa? Que conceitos tem utilizado? Possui outras dicas para compartilhar? Conte para a gente através de um comentário!