3 vantagens de investir em mídia paga para reconhecimento de marca

Muitas empresas investem em mídia paga visando performance em vendas e negligenciam o poder desse recurso para fortalecer o branding digital. Confira como campanhas estruturadas em reconhecimento de marca beneficiam seu negócio no curto e longo prazo.

“Quem não é visto não é lembrado” – esse ditado popular faz muito sentido quando falamos em anunciar sua empresa na internet. Com o crescimento exponencial do marketing digital nos últimos anos, e com a enorme quantidade de informação a que os usuários estão expostos diariamente, como promover a imagem da sua marca para o máximo de pessoas?

A mídia digital paga é a aposta mais certeira, visto que oferece a opção de veicular anúncios personalizados a um público selecionado e qualificado nas redes sociais, como Facebook e Instagram, buscadores como Google e demais portais online, aumentando as chances de atrair novos clientes.

As inúmeras possibilidades de formatos e canais, de segmentação de público, investimento flexível e de mensuração instantânea de resultados são as grandes vantagens dessa ferramenta.

Contudo, apenas impulsionar peças digitais para vender mais pode não ser suficiente para trazer o sucesso esperado. Quem já se frustrou com resultados escassos dos impulsionamentos de mídia digital sabe que é preciso pensar em uma estratégia mais ampla e estruturada para ter êxito de verdade.

O grande problema atualmente é que, ao criar e aplicar uma campanha digital, toda atenção está direcionada à conversão imediata. Porém, uma venda não acontece em um passe de mágica. Afinal, como você espera que o cliente clique no seu link e lhe confie seus dados bancários se ainda não conhece e confia na sua loja?

Antes, precisamos entender a importância das estratégias de mídia paga voltadas ao Branding, ou seja, ao reconhecimento de marca. A seguir, confira as principais vantagens desse recurso.

 

1 – Maior alcance e geração de tráfego

O investimento em mídia paga em Branding soluciona um dos maiores desafios do marketing digital: ser visto em meio a tantos outros conteúdos. No cenário atual, apenas o tráfego orgânico não irá escalar seus resultados e gerar um número satisfatório de visitas no site, e-commerce e demais plataformas de contato.

Ampliar a visibilidade da sua empresa, atrairá mais clientes e criará o desejo neles para que, em um segundo momento, haja a conversão final.

No entanto, é importante ressaltar que as pessoas só irão se conectar com um conteúdo que for significativo para elas. Para isso você deve conhecer bem o público e, principalmente, a buyer persona da sua empresa. Você precisa ser visto, claro, mas pelas pessoas certas: aquelas que têm maior probabilidade de converter em vendas.

Nesse momento, entra em campo a segmentação de perfil, em que você seleciona grupos de clientes de acordo com idade, localização, gênero, renda e interesses para encontrar e direcionar sua mensagem ao público ideal.

 

2 – Construir confiança

Se o seu produto é caro, complexo ou desconhecido, o ideal é formar uma base de confiança. Isso é, dar a oportunidade do cliente potencial conhecer e se interessar pela solução que você oferece. Esse processo se chama de Reconhecimento de Marca, e é um passo essencial do Digital Branding para estabelecer uma relação de confiança com os usuários.

Nem todo mundo está pronto para adquirir seu produto. Para usufruir de todo o potencial de venda pela internet e otimizar o desempenho da sua campanha, encontre o cliente na fase de compra em que ele está.

Através da jornada do consumidor é possível mapear o caminho que ele está percorrendo e ajudá-lo na tomada de decisão, guiando-o pelos seguintes estágios: 1) aprendizado e descoberta, em que o consumidor passa a conhecer sua marca; 2) reconhecimento do problema, estágio no qual ele percebe a existência de um problema a ser resolvido; 3) consideração da solução, que é o momento em que ele pesquisa possíveis soluções para tal problema; e, finalmente, 4) a decisão de compra, em que o cliente em questão escolhe a melhor opção entre as que analisou e opta pela sua empresa.

Para exemplificar, o cliente que pretende se mudar em breve tem o “problema” de encontrar móveis sob medida para seu novo apartamento. Se ele se deparar com uma empresa de móveis planejados que comunica sua qualidade e seus valores como empresa – e ainda dá dicas de mudança e assuntos relacionados -, o cliente irá passar a conhecê-la e considerá-la para uma futura compra.

Ou seja, a mídia paga focada em Branding atua principalmente nos primeiros estágios da jornada, marcando presença e lembrando o usuário da sua marca e dos benefícios que ela oferece, para que então, quando for a hora de decidir, ele considere e compre o seu produto.

 

3 – Autoridade e brand awareness

Uma vez que você atingiu diversas pessoas relevantes para seu negócio e possui uma relação de confiança com os consumidores, começa a ser percebido como valioso pelo público – mesmo por aqueles que ainda não compraram de você. 

Assim, gradualmente, sua empresa conquistará uma posição de destaque ou até referência no ramo, atraindo pessoas de forma espontânea. Consequentemente, você verá o volume de vendas aumentar de forma consistente.

Portanto, o recurso de mídia paga vai além de publicar anúncios para converter em vendas, sendo fundamental para gerar confiança, otimizar resultados e torná-los duradouros.

Aqui na Híbrido, somos especialistas em impulsionar seu negócio através da tecnologia e acreditamos no Digital Branding como a estratégia para se diferenciar e encantar clientes no ambiente digital.

Confira os 4 pontos para desenvolver uma marca forte no e-commerce.

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Fontes: AdTail; Fator; MindMiners; Links Patrocinados.

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A Híbrido está com a Havan desde a escolha pelo Magento Cloud como nova solução para ecommerce em 2019. Nesses anos, estamos evoluindo sempre as soluções que o online traz para os clientes da Rede, resultando em crescimento constante da operação.

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Éder Varela

Gerente de e-commerce na Havan

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