Como agilizar a gestão de projetos? 3 técnicas para entender e aplicar a Metodologia Ágil na sua empresa

A Metodologia Ágil é um tipo de gestão indicado para administrar projetos potentes e dinâmicos. Descubra as principais técnicas para maximizar a performance da sua equipe!

O ambiente de trabalho tem grande influência sobre o rendimento de uma equipe e dos resultados que ela entrega. Em outras palavras, a motivação e produtividade da equipe é decisiva para desenvolver projetos arrojados e que garantam a satisfação do cliente final. Isso é especialmente relevante quando falamos dos setores de tecnologia.

Um bom time de tecnologia precisa ser conduzido de forma a garantir autonomia e criatividade na solução de problemas. Tudo isso mantendo os prazos definidos, é claro.

Porém, como adotar metodologias eficientes de verdade e que extraiam o máximo de empenho e performance da sua equipe, mesmo em meio às constantes mudanças que o mundo enfrenta?

Foi essa a pergunta que um grupo de 17 desenvolvedores americanos de software tentaram responder no início dos anos 2000, ao criar o Manifesto Ágil – movimento que reivindicava um novo modelo de trabalho, mais flexível e dinâmico, baseado nas experiências reais do mercado ao invés de normas acadêmicas.

Esse movimento propunha uma ruptura dos métodos convencionais de gestão, dando ênfase ao desenvolvimento pleno das equipes e colocando a satisfação dos clientes em primeiro lugar. Para tanto, pensaram-se modelos mais receptivos e adaptáveis, menos engessados, para se trabalhar.

 

Metodologia Ágil: novos métodos para uma nova realidade

Nas técnicas da gestão tradicional, conhecidas como método de Cascata e que tiveram seu início nos anos de 1970, os processos são considerados burocráticos, rígidos e demorados, não atendendo a demanda volátil do mercado em transformação que já começava a se delinear no início do século XXI.

Desta forma, ao invés de adotar um sistema estático em que tudo é planejado do princípio ao fim – cumprindo uma sequência estrita de etapas pré-estabelecidas até a entrega final -, elaborou-se um ecossistema que estimula comunicação, faz análises e reajustes periodicamente para garantir entregas contínuas durante as várias fases de um projeto.

A Metodologia Ágil é uma abordagem que apresenta um novo paradigma, com valores e fundamentos básicos que ajudam a otimizar tempo e recursos das empresas inseridas em contextos muito mais dinâmicos e ágeis do que décadas passadas.

Mais do que isso, o modelo reestrutura a mentalidade corporativa ao criar um ambiente favorável ao desenvolvimento das habilidades da equipe. E isso é feito através de diferentes frameworks – abordagens de organização para um trabalho mais eficiente e dinâmico. Confira as principais a seguir.

 

As principais técnicas da Metodologia Ágil de Projetos

1 – SCRUM

É o método mais conhecido, sendo utilizado para definir a direção de um projeto. Consiste em dividir um projeto em sprints: ciclos, normalmente mensais, para realização de tarefas.

Após o período de desenvolvimento intenso, ocorre um intervalo para que o time avalie o que foi realizado, identificando os acertos e erros, visando melhorias antes de partir para as etapas seguintes.

Diariamente são realizadas reuniões rápidas para estabelecer as prioridades do dia, conforme o progresso do dia anterior.

As interações e feedbacks constantes permitem uma reação mais ágil às mudanças na estrutura do projeto, dando espaço para melhorias identificadas pela equipe.

 

2 – Kanban

Se o SCRUM indica a direção, o Kanban define as tarefas a serem executadas para que essa orientação seja seguida. Esse sistema japonês que significa literalmente “cartão”, organiza as tarefas em um quadro com diversos cards dispostos em colunas que sinalizam o andamento das atividades.

Cada coluna representa uma fase do projeto e os cartões (ou post its) possuem uma cor específica para que a equipe identifique imediatamente a situação em que a tarefa se encontra. A quantidade de colunas pode variar conforme o projeto, mas as mais utilizadas são: 

  • To do – tarefas a fazer, que ainda não foram iniciadas; 

  • Today – o que deve ser feito hoje; 

  • In Progress – atividades que estão sendo realizadas no momento; 

  • Done – indica as etapas já concluídas.

O quadro deve ficar bem visível para que todos acompanhem o andamento das atividades, conforme elas passam de uma coluna a outra, até serem concluídas.

 

3 – Feature-Driven Development (FDD)

Até agora falamos de gerenciamento de tarefas. O Desenvolvimento Dirigido por Funcionalidades – FDD na sigla em inglês – é voltado ao desenvolvimento de funções

A técnica se concentra em listar, planejar, detalhar e construir as funcionalidades do sistema, definindo as diretrizes e práticas do projeto com base em 5 processos:

  • Análise orientada a objetos;
  • Decomposição funcional;
  • Planejamento incremental;
  • Desenho orientado a objetos;
  • Programação e teste orientado a objetos.

As funcionalidades são definidas no início, podendo ser adaptadas conforme as alterações do projeto. Por isso, o método é comumente utilizado em conjunto com as demais técnicas, principalmente o SCRUM.

 

Quais métodos devo escolher para minha empresa?

Como vimos, um framework não exclui o outro – eles se complementam! Além das principais citadas acima, existem ainda diferentes ferramentas que podem ser exploradas na Gestão Ágil de Projetos, como o XP (Extreme Programming Management), o Adaptive Software Development, o Crystal Clear e o DSDM (Dynamic System Development Model).

Na prática, é preciso identificar as especificidades de cada projeto e do time para experimentar os métodos de acordo com as necessidades e oportunidades apresentadas. A melhor técnica é aquela que irá agregar mais valor ao cliente final, de acordo com o Manifesto Ágil.

A Metodologia Agile é um modelo disruptivo que estimula o pensamento pragmático, se baseando na comunicação clara e na criatividade da equipe para entregar serviços de excelência, completamente adaptáveis a uma realidade em constantes transformações.

 

Você está adaptado para gerenciar projetos mais ágeis? 

O time Híbrido investe em Metodologia Ágil, novas ideias e práticas para ajudar empresas a gerarem mais resultados através da tecnologia. Vamos trocar uma ideia sobre como acelerar seu projeto? Entre em contato e nos siga no Instagram e LinkedIn para acompanhar as novidades!


Fontes: Agile Manifesto; Artia; DevMedia; GoBackLog; Robson Camargo; Totvs.

Posts Relacionados

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter

Acompanhe nossos insights e notícias do
mercado de ecommerce.

Acompanhe nossos insights e notícias do mercado de ecommerce.

Pronto!

Enviado com sucesso!

Vamos construir algo
incrível juntos.

Vamos construir algo incrível juntos.

Preenche abaixo e retornaremos para agendar uma conversa

A Híbrido está com a Havan desde a escolha pelo Magento Cloud como nova solução para ecommerce em 2019. Nesses anos, estamos evoluindo sempre as soluções que o online traz para os clientes da Rede, resultando em crescimento constante da operação.

A Híbrido está com a Havan desde a escolha pelo Magento Cloud como nova solução para ecommerce em 2019. Nesses anos, estamos evoluindo sempre as soluções que o online traz para os clientes da Rede, resultando em crescimento constante da operação.

Éder Varela

Gerente de e-commerce na Havan

A Híbrido está com a Havan desde a escolha pelo Magento Cloud como nova solução para ecommerce em 2019. Nesses anos, estamos evoluindo sempre as soluções que o online traz para os clientes da Rede, resultando em crescimento constante da operação.

A Híbrido está com a Havan desde a escolha pelo Magento Cloud como nova solução para ecommerce em 2019. Nesses anos, estamos evoluindo sempre as soluções que o online traz para os clientes da Rede, resultando em crescimento constante da operação.

Éder Varela

Gerente de e-commerce na Havan